Postado em sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017 às 13:34

Apesar de morte de macaco, turistas mantêm passeio em Poços de Caldas

Visitante procuraram se vacinar para não mudar planos no Sul de Minas. Cidade teve confirmada a morte de macaco por febre amarela.


Do G1

A confirmação da morte de um macaco por febre amarela em Poços de Caldas (MG) fez com que o trabalho de prevenção contra a doença fosse reforçado. Quem visitava a cidade nesta quinta-feira (9) garantia ter se vacinado para poder manter o passeio em um dos mais importantes centros turísticos do Sul de Minas.

No fim da tarde de quarta-feira (8), o município informou que um macaco encontrado morto no Centro no dia 25 de janeiro estava com a doença. A procura pela vacina nos postos de saúde, que já era grande, aumentou nesta quinta-feira (9). Há uma preocupação de que a doença, até então restrita a áreas no entorno de matas, chegue a áreas urbanas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a demanda é tão grande que mais 10 mil doses da vacina contra a febre amarela devem chegar à cidade nos próximos dias. O órgão não divulgou quantas doses já foram aplicadas, porque o balanço deve ser concluído nesta sexta-feira (10). No fim de semana, o atendimento à população será ampliado nos postos.

Apesar da suspeita de que a febre amarela chegou ao município, Laura Silva de Morais e o namorado, Wiliam Maxsuel, que saíram de Canoas, no Rio Grande do Sul, para aproveitar as férias em Poços de Caldas alimentavam tranquilamente macacos na Fonte dos Amores. Cientes de que o Sul de Minas é uma área que está sob recomendação do Ministério da Saúde para aplicação de vacinas, o casal viajou prevenido. “A gente já veio vacinado e esse ocorrido não muda em nada o nosso passeio, não afeta em nada”, disse a estudante.

Uma família de Taubaté (SP) foi informada sobre a morte do macaco por uma vendedora de doces enquanto passeava pela Praça Dom Pedro II, mais conhecida como Praça dos Macacos, no Centro, mas não se assustou.
 
“Essa notícia não vai mudar o nosso final de semana aqui na cidade. Chegamos na quinta, só ficamos sabendo dessa morte hoje, mas não vai mudar nada para a gente. Isso não nos preocupa”, disse o aposentado Élcio Ribeiro da Silva.

Já o vendedor de sorvetes, "seo" José Francisco Silvério, que diz trabalhar principalmente na região central há 17 anos, se mostrou indiferente à notícia da morte do macaco. Animal que teria sido encontrado no Centro da cidade, conforme informado pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi.

“Na verdade eu nunca vi um macaco aqui na Praça dos Macacos. Eu não estou nem vermelho para a tal febre amarela. Eu acho é que a população tem é que tomar mais cuidado com a sujeira largada em terrenos e nas ruas, isso é preocupante. É nesse descuido que o mosquito faz a festa”, contou o vendedor.

Atentos à prevenção
Para o namorado de Laura, William Maxsuel, não há porque temer pela notícia do animal silvestre encontrado morto. Segundo ele é preciso que a população esteja atenta à vacinação e não tema os macacos que estão pela cidade.

"A gente já tomou a vacina 10 dias antes de vir para Poços, que é a recomendação para quem vai viajar, ainda mais para Minas Gerais onde foram confirmadas mortes. A gente já sabia que aqui no estado os casos da doença já estavam acontecendo. Mas isso não muda em nada para a gente. Vimos os noticiários e sabemos que os macacos são os primeiros mensageiros de que há a doença, mas não estamos com medo disso. O macaco não transmite a doença e nós também nos vacinamos. Então, agora é curtir a cidade e as nossas férias”, disso o militar William Maxsuel.

Filas nos postos de vacinação
Se os turistas não se mostram preocupados, muitos moradores da cidade não perderam tempo e correram aos postos de saúde. Ao todo são 19 postos de vacinação. Na unidade central, ao lado da sede do Samu, o movimento foi grande nesta quinta-feira (9). No local, durante todo o mês de janeiro, foram aplicadas pouco mais de 1,2 mil doses da vacina, entretanto, somente nestes nove primeiro dias do ano, já são mais de 900 pessoas imunizadas.

Mesmo tendo que enfrentar quase um hora na fila, mãe e filho sairam imunizados da unidade central de vacinação. Espera que, segundo ela, valeu a pena, já que foi por uma questão de saúde.

"Eu acho que é muito importante que a população tenha consciência de que é um vírus que pode afetar muita gente, e é uma coisa séria. Depois dessa reportagem deste macaco, que foi morto com a doença, eu acho que é mais um motivo para tomar a injeção. É prático, não custa nada e não dói”, contou a empresária Sônia Aparecida Cândido.

Vacinação estendida
Como medida de ampliar a imunização, a Secretaria de Saúde estendeu a vacinação para este final de semana em Poços de Caldas. Neste sábado (11) e domingo (12), dezessete unidades de saúde devem trabalham em regime de plantão como forma de intensificação da vacinação contra febre amarela. As unidades funcionarão de 8h às 17h.

As salas de vacinação em regime de plantão são as seguintes: PSF São José, UBS Regional Sul, PSF Esperança II ,PSF Santa Rosália, UBS Regional Leste, PSF Vila Nova, PSF Dom Bosco I, PSF Nova Aurora, PSF Cascatinha, PSF Ponto da Cascata, UBS Centro (Samu), PSF Parque Pinheiros, PSF Santa Augusta, PSF Kennedy I, PSF Jardim São Paulo, UBS Country Club e UBS São Jorge.

Na zona rural, também haverá vacinação neste sábado. O serviço será em domicílio nas regiões dos bairros Córrego DAntas, nas fazendas Lambari e Aparecida. Já neste domingo, a vacinação acontece nas regiões das fazendas Souza Lima, Aleixo e Boa Vista.

G1


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo