Postado em quinta-feira, 2 de julho de 2015 às 09:03

Copasa inicia obras de captação no rio Paraopeba

Canalização de água para o rio Manso é para evitar desabastecimento em BH e região


Do O Tempo
 
Com dois meses de atraso, a Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (Copasa) iniciou nesta quarta a obra para a implantação da captação de água do rio Paraopeba, em Brumadinho. Considerada emergencial pelo governador Fernando Pimentel no início deste ano, a obra de captação de 5 metros cúbicos por segundo chegou a ser anunciada para início de maio, o que não aconteceu. Em entrevista a O TEMPO, a presidente Sinara Meireles garantiu que não passaria de junho. “Vamos anunciar nas próximas semanas e, até dezembro deste ano, o novo sistema já entrará em operação”, garantiu.
 
A obra será paga com recursos do governo do Estado, que totalizam R$ 128,4 milhões, e será executada pela construtora Odebrecht Ambiental, um dos grupos alvo da operação Lava Jato, que investiga executivos de empresas, especialmente empreiteiras, pelo pagamento de propina para assinar contratos com a Petrobras e governo federal.
 
Segundo a Copasa, a intervenção é necessária para garantir o fornecimento de água aos mais de 5 milhões de habitantes da região metropolitana de Belo Horizonte. A companhia explicou que, por meio de aproximadamente 6.500 metros de adutoras de aço, com diâmetro de 1,5 metro, a água será bombeada para a Estação de Tratamento de Água (ETA) do rio Manso, que integra o Sistema Paraopeba. “Como principal obra estruturante para o enfrentamento da crise hídrica, a captação de 5 mil litros de água por segundo do rio Paraopeba irá garantir o abastecimento da região metropolitana de Belo Horizonte para os próximos anos”, afirma a presidente da Copasa, que reforçou ainda o pedido de economia de 30% no consumo.

[Leia mais]


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo