Postado em domingo, 14 de junho de 2015

Ciclo de Cinema Hispânico chega a sua 3ª exibição na Unifal

 Da Redação

A 3ª e última exibição do Ciclo de Cinema Intercultural Hispânico será no sábado, dia 20 de junho, às 15h, no auditório Dr. João Leão de Faria da Unifal (Universidade Federal de Alfenas). A exibição integra um projeto Cineclube Unifal, além de ser uma interdisciplinar que envolve o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), dos cursos de Letras/Espanhol e de História.

Após a exibição, será realizado um debate. Segundo informações divulgadas pela Unifal, em seu site, o professor Raphael Nunes Nicoletti, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Unifal, abordará o filme numa perspectiva artístico histórica. E Víctor Muñoz Fredes, estudioso chileno da obra musical de Violeta Parra, será o convidado internacional.

O filme a ser exibido é " Violeta foi para o Céu" (Violeta se fue a Los Cielos, 2011), de Andrés Wood, mesmo diretor de outro filme chileno chamado Machuca. Uma coprodução entre Chile, Argentina e Brasil, o vídeo venceu o Sundance Festival 2012 e traz a vida da cantora "Violeta Parra", uma das principais precursoras do movimento no qual ficaria conhecido como Nova Canção Chilena (entre os anos 1960-1970), que resgatava o folclore do país e o utilizava como inspiração para novas obras, permeadas de críticas sociais.

Baseada na biografia da cantora escrita por seu filho, Ángel Parra, um dos colaboradores do filme, a obra cinematográfica não é tão política quanto o filme que tornou Wood conhecido, fazendo a opção de mergulhar no universo particular da cantora traçando um perfil poético e ao mesmo tempo realista. Para isso, colabora a interpretação magistral da atriz Francisca Gavilán, que incorpora a personagem, bem como, sua inquietude, rebeldia e ao mesmo tempo tristeza e melancolia. A atriz chega até mesmo a interpretar as músicas da cantora com perfeição, o que requereu quase um ano de ensaio.

O filme a ser exibido é " Violeta foi para o Céu", gravado em 2011 pelo diretor Andrés Wood (Foto: Reprodução)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.