Postado em quinta-feira, 21 de maio de 2015 às 09:19

Aplicativo para economia de água é tema de reunião

Comissão quer informações sobre dispositivo que permite economizar até 60% de água na agricultura irrigada


Do Portal do Agronegócio
 
A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe, na próxima quarta-feira (20/5/15), a estudante e administradora Mariana Vasconcelos, criadora de um aplicativo de celular que reduz o consumo de água na agricultura irrigada em até 60%, o Agrosmart. A reunião, solicitada pelo deputado Gil Pereira (PP), presidente da comissão, será no Plenarinho III, às 10 horas.
 
Natural de Itajubá (Sul de Minas), filha de fazendeiro, Mariana, 23 anos, foi selecionada entre mais de 500 pessoas para representar o Brasil como bolsista do Graduate Studies Program da Singularity University, que funciona em um centro de pesquisa da Nasa no Vale do Silício, na Califórnia (EUA).
 
A instituição escolheu empreendedores de 19 países para seu programa de imersão Call to Innovation. Mariana foi premiada pela criação da plataforma contra desperdício de água, que utiliza um sistema de sensores que conectam o agricultor diretamente às plantações, indicando a quantidade de água necessária para a atividade agrícola.
 
Além da economia de água e de energia, o aplicativo “inteligente” aumenta a produtividade da agricultura irrigada. A tecnologia utiliza sensores que, espalhados pelo campo, avaliam a umidade do solo e a ocorrência de pragas, entre outros parâmetros. Os dados são interpretados pelo aplicativo, que indica ao agricultor os intervalos de irrigação e outras variáveis em tempo real.

[Leia mais]


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo