Postado em sexta-feira, 15 de maio de 2015 às 12:10

Retirada de moradores de rua da Praça Dr. Emílio da Silveira gera representação no MP

A representação no Ministério Público foi feita pelo vereador Vagner Morais (Guinho (PT).


 Da Redação

Membro da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, o vereador Vagner Tarcísio de Morais (Guinho/PT), usou parte do seu tempo disponível para comentários na reunião do Legislativo local de segunda-feira (11) para denunciar a ação da Prefeitura em relação a moradores de rua que ficam na Praça Dr. Emílio da Silveira.

Segundo o vereador, alguns andarilhos o procuraram na manhã da última segunda-feira para relatar que guardas municipais retiraram deles alguns pertences, como colchões e cobertores, além de impedir a permanência dos mesmos no local. Para o parlamentar, o fato se caracteriza como “falta de sensibilidade” do Poder Público.

Ainda de acordo com o vereador, antes da remoção, o Município deveria prover meios para que o cidadão residente na rua tenha o mínimo de dignidade. “A praça não foi feita pra ninguém morar, mas pra retirar os moradores de rua primeiro tem que encontrar uma casa digna pra eles, mesmo que seja no albergue”, afirmou. “A praça é de cimento, ferro e madeira, e não sente dor nem na carne nem na alma. Isso é desumano”, acrescentou o vereador se referindo a possível retirada dos colchões e cobertores dos andarilhos.

Guinho ainda disse que não é apenas na Praça Dr. Emílio da Silveira que há pessoas nestas condições, mas também em outros pontos da cidade como a Praça Dr. Fausto Monteiro (próximo a Prefeitura e Câmara) e na região do Restaurante Popular.

“É inaceitável uma cidade rica como Alfenas, situada numa das melhores regiões do país, ter morador de rua”, avaliou Guinho, informando que denunciaria o caso no Ministério Público (MP).

A representação do vereador - citando o prefeito Maurílio Peloso (PDT), secretário municipal de Defesa Social, Vander Cherri, a Guarda Municipal e a Polícia Militar - foi protocolada no MP na terça-feira (12).

Segundo informações da Câmara Municipal, por meio de sua assessoria, na manhã de quarta-feira (13), a Guarda Municipal mantinha a presença física efetiva na Praça Dr. Emílio da Silveira, em alguns momentos com até dois guardas. Em várias ocasiões pessoas que chegaram, aparentando serem moradores de ruas e pedintes, eram convidados a se retirarem do local.

Retirada de moradores de rua gera representação no MP feita por vereador (Foto: Ascom/Câmara Municipal)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo