Postado em terça-feira, 10 de fevereiro de 2015 às 13:53

PM de Alfenas passa a contar com novo subcomandante

O capitão Ramirez, que atuava em Poços de Caldas, assumiu a função e atuará junto ao novo comandante da PM.


 Alessandro Emergente

A 18ª Companhia de Polícia Militar Independente tem um novo subcomandante, que foi apresentado à imprensa na manhã desta terça-feira na sede da corporação. O capitão Ramirez, que atuava em Poços de Caldas, assumiu a função e atuará junto ao novo comandante, tenente-coronel Josué Emerick, que assumiu a 18ª Cia de PM Ind no último dia 29.  

A unidade da PM em Alfenas, responsável por 12 municípios, vinha sendo comandada por oficiais com a patente de major. O novo comandante é o primeiro tenente-coronel à frente da Companhia e, com isso, a corporação em Alfenas receberia um novo major para a função de subcomandante.

De acordo com o tenente-coronel, a expectativa é que o capitão Ramirez – que vinha atuando no 29˚ Batalhão da PM em Poços de Caldas – receba, em breve, a promoção, indo a major. Além do novo capitão, a 18ª Cia de PM Ind também já conta com o capitão Souza, que atuava com a patente de tenente e foi promovido no ano passado.

Encontro com a imprensa

A informação sobre o novo subcomandante foi confirmada durante um encontro, promovido pelo novo comando da 18ª Cia de PM Ind, com a imprensa na manhã desta terça-feira. O tenente-coronel falou sobre a importância dos veículos de comunicação na divulgação de ações preventivas, ajudando na “sensação de segurança”, e afirmou que manterá uma relação de transparência com a imprensa. 

O capitão Ramirez que passou a atuar na 18ª Cia de PM Ind  (Foto: Alessandro Emergente)

Um dos questionamentos dos jornalistas foi com relação à infraestrutura da unidade - tanto material quanto de pessoal. O comandante admitiu que a situação não é a ideal, mas afirmou que a situação de Alfenas não é específica e sim uma realidade encontrada nas diversas regiões.

Sobre o efetivo, por exemplo, o tenente-coronel disse que é preciso colocar em prática estratégias que considerem a realidade do município e da corporação. O raciocínio defendido por ele é que as ações de combate ao crime não são relacionadas apenas ao “quantitativo”.

Recomendado pela ONU

O número ideal de policiais por habitante, segundo recomendação da ONU (Organização das Nações Unidas), é de 500. Porém, esse número não é alcançado em todo Estado e está longe de se tornar realidade devido a falta de investimento do Poder Público no setor. Por uma estratégia de segurança, o número de PMs da unidade não é revelado.

O comandante da Cia de PM Ind revelou que o aumento do efetivo é uma das prioridades do comando da PM em Minas Gerais, mas a abertura de novas vagas, por meio de concurso público, segue os trâmites burocráticos, tornando-se mais lento. Segundo ele, essa evolução deve ocorrer, mas não é imediata.

O tenente-coronel voltou a afirmar, como já havia feito em uma audiência pública, realizada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) na semana passada, que o combate aos roubos será prioridade. O aumento deste tipo de crime, nos últimos dois anos, tem preocupado o comando da PM e essa deve ser a principal missão do novo comandante. Em janeiro, inclusive, foi desencadeada a “Operação Saturação”

Em destaque, o tenente-coronel Josué Emerick durante entrevista
coletiva na manhã de terça-feira (Fotos: Alessandro Emergente)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo