Postado em quarta-feira, 21 de janeiro de 2015 às 13:04

Após mais de 5 anos, Zoológico será reaberto ao público a partir de domingo

O local será aberto ao público a partir das 9h da manhã e funcionará de quarta a domingo.


 Da Redação

Após ficar mais de cinco anos fechado para reforma, o Parque Municipal “Manoel Pedro Rodrigues”, o Zoológico, será reaberto ao público a partir do próximo domingo. A informação foi divulgada durante a sessão legislativa da última segunda-feira pelo líder do governo na Câmara Municipal, José Luiz Bruzadelli (PSDB).

De acordo com o representante do governo, o Zoológico ficará aberto ao público de quarta a domingo, sempre a partir das 9h da manhã. O fechamento do local será às 16h de quarta a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados, o fechamento será às 17h. As segundas e terças serão utilizadas para o trabalho de manutenção do espaço. A entrada é gratuita.

A reabertura estava, inicialmente, programada para dezembro do ano passado, segundo um cronograma divulgado em janeiro de 2014. Porém, a prefeitura ainda recebeu, no mês passado, mais uma visita técnica do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que encaminhou o relatório à Advocacia Geral da União (AGU), em Varginha. 

A revitalização do Parque Municipal foi iniciada em julho de 2008 e o término previsto era de 180 dias. O Ministério das Cidades autorizou o pagamento de R$ 439,5 mil para a reforma do local, mas o repasse demorou a ser efetuado, atrasando o início das obras.

Em dezembro de 2009, denúncias de maus tratos aos animais e de condições inadequadas dos recintos fizeram com que uma equipe do Ibama e da AGU viesse a Alfenas para fiscalizar o Parque Municipal. A fiscalização originou o TAC que, inicialmente, previa a entrega do local com as adequações até dezembro de 2011. A administração anterior solicitou uma prorrogação deste prazo e uma nova data foi definida, desta vez para 31 de dezembro de 2012. Outra vez, a prefeitura não cumpriu as obras dentro do prazo estipulado.

Em novembro do ano passado, o ex-diretor técnico do Parque Municipal, Robson Flávio do Nascimento, usou a tribuna da Câmara Municipal para fazer denúncias sobre supostas irregularidades no local. Uma comissão especial chegou a ser criada para averiguar a situação do local.

O relatório da fiscalização, realizada no início de dezembro, apontou que “aparentemente” as denúncias estavam sendo reparadas, porém a análise foi feita sem o acesso ao relatório do Ibama. Uma observação no relatório é que os recintos para aves estavam “superpovoados”. Além disso, foi recomendada a instalação de “guarda copo” nas grades de proteção entre os recintos e o público. “Nas próximas reformas que as grades sejam substituídas”, sugere o documento.

Em Tempo

Após a publicação da reportagem, a prefeitura encaminhou à imprensa informações sobre a reabertura. Informou que “por enquanto” a entrada será gratuita e que a administração municipal estuda a possibilidade de cobrança de uma taxa de estacionamento, no valor R$ 10.

Segundo a prefeitura, no local, onde antes funcionava o restaurante, será instalado um museu sobre a história de Alfenas. O quiosque deve sofrer adaptações para se transformar em uma lanchonete. Continuam proibidos o uso de bebidas alcoólicas e a caminhada na trilha.

As obras realizadas correspondem a primeira etapa, aprovada pelo Ibama de acordo com o último relatório técnico da entidade, realizado em dezembro de 2013 e que foi enviado para a AGU. O cronograma previa, entre outras coisas, a instalação de novos recintos para os 114 animais existentes no Zoológico de Alfenas.

Quanto ao transporte coletivo, o secretário de Meio Ambiente, John Straus, informou que solicitará à Alfetur, empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade, a reativação a linha que levava os visitantes até o Parque Municipal, “ao menos aos finais de semana e feriados”.

Fechado desde 2008, o Zoológico será reaberto no próximo domingo (Foto: Ascom/Prefeitura de Alfenas)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo