Postado em sábado, 27 de dezembro de 2014 às 11:31

Reflorestamento nas bacias hidrográficas atinge mais de 1 mil mudas e meta será de 2 mil em 2015

A ação, desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente do município, é focalizada nas áreas degradadas das bacias.


 Da Reportagem

O trabalho de reflorestamento na região das bacias hidrográficas de Alfenas chegou a cerca de 1.200 mudas no decorrer deste ano e a meta é atingir 2 mil em 2015. A ação, desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente do município, é focalizada nas áreas degradadas das bacias.

De acordo com Itamar Silva, responsável pelo monitoramento de água e reflorestamento da região das bacias hidrográficas, o longo período de estiagem no decorrer do ano prejudicou a meta de plantio de mais árvores. Isso porque a escassez de chuva dificulta a manutenção para o desenvolvimento das mudas.

No decorrer do ano, foi realizada intervenções nas bacias hidrográficas do Pedra Branca (entre o Parque Municipal Manoel Pedro Rodrigues e o Gaspar Lopes), da Estiva (Vila Teixeira) e Pântano (que inclui o Residencial Oliveira). Só entre os bairros Vila Formosa e Santos Reis, foram 150 mudas. Outras 80 mudas foram plantadas na Bacia do Estiva.

A maior parte, no entanto, foi plantada na Bacia Pântano com cerca de 600 mudas. De acordo com Silva, mais de 3 mil pessoas utilizam a fonte de água do Residencial Oliveira todo mês, o que demonstra a necessidade de uma atenção especial para aquela área. A localidade, segundo ele, também sofre com a degradação causada pela construção de gabiões.

O reflorestamento na Bacia Pântano foi feito no mês de dezembro, sendo que o trabalho conta com auxilio de dois estagiários do curso de agronomia da Unifenas (Universidade José do Rosário Velano).

As espécies plantadas são variadas e incluem Pau de Viola, Aroeirinha, Peito de Pomba, Pororoca, Pau de Balsa, Capixingui, Mutamba, Trema, Ingá Doce, Guanandi, Oiti, Sete Cascas, Paineira Rosa, Marmelada de Cachorro, Peroba Rosa, Açoita Cavalo, Ipê Rosa, Licurana, Cereja, Jarandá Mimoso, Cafezinho do Mato, Pinha do Brejo, Eritrina, Cedro, Aroeira do Sertão, Goiabeira do Mato, Dedaleiro e Palmiteiro Jussara.

O ambientalista Itamar Silva e os dois estagiários do curso de agronomia durante o trabalho de reflorestamento em diferentes regiões do município num trabalho de preservação das bacias hidrográficas (Fotos: Divulgação)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo