Postado em quarta-feira, 24 de setembro de 2014 às 23:23

Em Alfenas, candidato ao Senado pelo PMDB defende avaliação periódica pelo SUS

Josué Alencar almoçou no Restaurante Popular e se reuniu com a direção da Santa Casa.


 Alessandro Emergente

O candidato ao Senado Federal pelo PMDB, Josué Alencar, esteve em Alfenas nesta quarta-feira e defendeu um sistema de avaliação periódica dos pacientes pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O candidato se reuniu com a diretoria do Hospital Santa Casa (HSC), que apresentou um documento com algumas demandas.

Josué chegou ao aeroporto de Alfenas por volta das 12h30 e seguiu para o Restaurante Popular (RP), onde almoçou ao lado dos deputados petistas Pompilio Canavez (estadual) e Odair Cunha (federal), presidente estadual do PT.

Na sequência, Josué conheceu o Hospital Santa Casa (HSC), onde foi recebido pelo gerente administrativo, Aécio Lourenço de Assis, e pelo tesoureiro, Flammarion Diogo Landre. Aécio apresentou ao peemedebista e aos dois deputados do PT um documento com demandas do hospital, como o credenciamento pelo SUS de cirurgias cardíacas e a hemodinâmica, além do transplante de medula. 

Josué Alencar almoçou no Restaurante Popular ao lado dos
deputados Pompilio Canavez e Odair Cunha (Fotos: Alessandro Emergente)

Durante o encontro, os diretores do HSC apresentaram ao candidato ao Senado os trabalhos desenvolvidos no setor de oncologia da Santa Casa, que conta com 84 leitos. Josué lembrou a experiência familiar na luta contra câncer de seu pai, José Alencar, vice-presidente da República durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. José de Alencar morreu em 2011, depois de lutar cerca de 13 anos contra o câncer. 

Pompilio apresentou Josué a Odair Antunes, diretor do RP (Foto: Alessandro Emergente)

Josué voltou a defender a implantação de um sistema nacional de avaliação periódicas dos pacientes do SUS, que pode diagnosticar precocemente doenças como o câncer. Disse que além de criar esse sistema, é necessário dotar os polos regionais com recursos, dando “suporte” para novos projetos. A dificuldade com o custeio de hospitais filantrópicos foi um dos aspectos citados pela direção da Santa Casa.

Pesquisas

Na terça-feira, o Ibope publicou uma nova pesquisa em que mostra o candidato do PSDB, Antônio Anastasia, na liderança, com 47% das intenções de voto. Josué aparece com 20%.

Margarida Vieira (PSB), Tarcísio (PSDC), Geraldo Batata (PSTU) e Graça (PCO) tiveram 1%, cada. Pablo Lima (PCB) e Edilson Nascimento (PT do B) não atingiram 1%. Os votos em branco e nulos se mantiveram em 11% e “não sabem ou não opinaram” recuaram de 20% para 17%. 

Em uma reunião na Santa Casa, Josué recebeu um documento
com demandas do hospital (Fotos: Alessandro Emergente)

Questionado sobre o curto prazo para reverter a tendência da vitória tucana, o peemedebista disse que sua candidatura está em uma curva ascendente (variou de 16% para 20%), enquanto a de seu adversário está estatisticamente estável, subindo 1% - o que está dentro da margem de erro.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre os dias 20 e 22 de setembro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número 00114/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00750/2014.

A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

LEIA MAIS:

Ao lado do prefeito, ex-governador faz campanha em Alfenas na disputa pelo Senado

Em Alfenas, Pimentel defende uso do Lago de Furnas como atrativo para o turismo



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo