Postado em quarta-feira, 3 de setembro de 2014 às 15:17

Banheiros da Praça da Saudade estão sucateados e não há previsão para reforma

Os feirantes e entregadores que trabalham na Praça da Saudade são os mais prejudicados.


 Da Reportagem

Os banheiros públicos da Praça da Saudade, localizada no Bairro Parque das Nações, próxima do cemitério de Alfenas, estão completamente sucateados. O banheiro masculino está trancado com dois cadeados, já o feminino está aberto, porém se encontra completamente destruído e em péssimas condições de higienes, sendo impossível se ser utilizado.

As mais prejudicadas são as pessoas que trabalham na Praça, que acolhe feiras (inclusive a de veículos usados aos domingos) e é ponto de caminhões de entrega. Marlene de Paula Lima tem 60 anos e trabalha há 21 anos vendendo salgados na Praça. Ela destaca que “está em dia” com a taxa cobrada pela prefeitura, porém, nos últimos anos, ou ela pede aos moradores, do entorno da Praça, para usar o banheiro de suas residências, ou passa o dia sem poder usar o banheiro.

“Não tem quem fique aqui no meu lugar e mesmo que eu corresse até minha casa, não gastaria menos de 30 minutos”, revela Marlene. Indignada, ela diz que muitas vezes fica “sem graça” para pedir ajuda aos moradores vizinhos e passa o dia todo sem ir ao banheiro. 

Acima, Marlene de Paula Lima, feirante de 60 anos, chega a passar o dia todo sem ir ao banheiro. Abaixo, O feirante José Delfino da Costa, 67 anos, e Edson Santos Rosa trabalha que também sofrem com a situação

 

José Delfino da Costa, de 67 anos, é outro feirante que diz estar está “em dia com as taxas cobradas pela prefeitura”> No entanto, também tem que se submeter ao constante constrangimento de pedir para usar os banheiros dos moradores ou ir até sua casa. Além de perder vendas, a caminhada exige significativo esforço para um homem da sua idade. “Já faz dois anos que os banheiros públicos da Praça estão fechados com uma história de reforma que não há meio de sair”, comenta. 


Edson Santos Rosa, que trabalha no local há mais de 30 anos, conta que a única medida adotada pela prefeitura nos últimos dois anos se limitou a colocar cadeados nas portas. Entretanto, um dos banheiros já foi arrombado.

O feirante cobra das autoridades providências para melhorar a situação, principalmente por todos estarem em dia com seus impostos. “Nós só queremos o que é nosso por direito. Não estamos pedindo nada além do que já nos foi prometido”, declara o Edson Rosa. 

Um dos banheiros está trancado e o outro destruído, além de ser utilizado para uso de drogas e prostituição. No local funcionam feiras, inclusive a venda de carros usados aos domingos

Um dos caminhoneiros, que trabalha com entregas no local, também destaca que está “em dia” com a prefeitura e denuncia que o banheiro feminino é usado como ponto de prostituição e também por usuários de drogas. “Nem a proximidade da sede da Polícia Militar Ambiental, que fica bem em frente aos banheiros, e nem a câmera de segurança, estrategicamente instalada para filmar as portas dos banheiros, são capazes de inibir as práticas ilícitas no local”, declara um homem que preferiu não revelar sua identidade. 

Não há previsão para obras no local

Segundo o prefeito Maurílio Peloso (PDT), será realizado um estudo e só depois de tudo definido é que será anunciada uma efetiva reforma nos banheiros públicos da Praça da Saudade. O objetivo da prefeitura é começar as obras quando outras questões como a segurança do local estiverem resolvidas.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo