Postado em segunda-feira, 1 de setembro de 2014 às 14:29

Vereadores convidarão Associação e secretário para debater moradia dos servidores

O encontro ainda não foi agendado.


 Alessandro Emergente

A Câmara Municipal deve promover, em breve, uma reunião sobre a efetivação de um programa de moradia para os servidores públicos do município. O encontro deve reunir o secretário de Habitação, Francisco Rodrigues da Cunha Neto (Prof. Chico), e representantes da Associação Mineira de Habitação (AMH).

De acordo com o vereador Evanílson Pereira de Andrade (Ratinho/PHS), a reunião ainda será agendada em data a ser definida com os participantes. No último dia 22, ele e o vice-presidente da Câmara, Vagner Morais (Guinho/PT), se reuniram em Poços de Caldas com a superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Rosemeire Coutinho Modesto.

O motivo do encontro é que alguns servidores, devido a reajustes recentes nos seus vencimentos, acabaram ficando de fora do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV). O teto de renda mensal é de R$ 1,6 mil para classificação Faixa 1 do programa e está defasado. Em 2012, houve um reajuste na tabela do PMCMV, criado em 2009, porém a mudança não incluiu a primeira faixa. 

Guinho e Ratinho durante uma reunião com a superintendente da CEF (Foto: Divulgação)

Diante dessa situação, segundo Ratinho, a prefeitura vem alegando que alguns servidores acabaram deixando a faixa de enquadramento no programa. A reunião em Poços de Caldas foi para buscar informações sobre o assunto e uma alternativa para contemplar a categoria.

Segundo a assessoria da Câmara Municipal, o teto de R$ 1,6 mil corresponde ao Fundo do Desenvolvimento Social (FDS), mas os servidores que ultrapassarem esta renda poderão fazer parte de outro programa habitacional, o Programa Imóvel na Planta Parceria.

Neste caso, segundo a assessoria da Câmara Municipal, será necessário a aprovação de uma lei autorizativa e dependerá da prefeitura para administrar o recurso. Na maioria dos programas, inclusive o FDS, o recurso é liberado mediante uma associação de movimento popular pela moradia. A taxa de juros para Programa Imóvel na Planta Parceria varia de 5% a 8,16% ao ano, dependendo da renda da família.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo