Postado em terça-feira, 1 de julho de 2014 às 16:08
Atualizada em quarta-feira, 2 de julho de 2014 às 18:51

Vereador volta a se pronunciar sobre polêmica com a PM e faz novas acusações

O vereador Guinho voltou a reacender a polêmica sobre as suas acusações contra integrantes da PM.


 Alessandro Emergente

O vereador Vagner Morais (Guinho/PT) voltou a reacender a polêmica sobre as suas acusações em plenário contra integrantes da Polícia Militar (PM). Em um discurso, lido durante a sessão legislativa de segunda-feira, o petista falou sobre a imunidade parlamentar e, em seguida, fez novas acusações em relação à conduta de alguns integrantes da corporação, além de criticar o comando da 18ª Cia da PM Independente.

O discurso foi uma reação a ações judiciais de diversos policiais, que o questionam na Justiça sobre a polêmica declaração do dia 9 de julho, quando afirmou que a Polícia “quer corromper traficante. Quer pegar dinheiro do traficante”.  

As fortes declarações causaram polêmica e, na sessão seguinte, do dia 16 de junho, Guinho recuou e pediu desculpas a corporação. Admitiu o erro ao generalizar a sua acusação. Porém, reafirmou uma denúncia específica contra um sargento da PM.  

Nessa segunda-feira, 30 de junho, o vereador leu um discurso no qual reafirma que não teve a intenção de ofender a corporação, porém diz que, como parlamentar, se viu na obrigação de fazer as acusações. Se auto-intitula como o vereador “mais polêmico” e diz se orgulhar disso. 

O vereador Guinho criticou a atuação da PM em Alfenas (Foto: Alessandro Emergente)

Guinho classificou as ações judiciais contra ele como sendo uma forma de intimidação ao seu posicionamento em plenário como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal. Afirmou que “não abrirá mão” de sua prerrogativa, como parlamentar, de denunciar casos que afetem os direitos humanos.

Críticas ao comando

O vereador foi além, do discurso elaborado para leitura, e fez críticas ao comando da PM ao comparar a criminalidade atual com a registrada há cerca de dois anos. No entanto, não citou estatísticas e nem a origem dos dados, se limitando a dizer que se referia a uma reportagem da TV Record sobre a criminalidade em Alfenas.

“Alguma coisa está acontecendo. Eu o acho que a Polícia Militar de Alfenas, com o novo comando, deixou de fazer o trabalho correto que vinha fazendo com o major Daniel (Paulino de Souza), que estava aqui nessa cidade há dois anos”, disse. A declaração refere-se à troca de comando em janeiro do ano passado.  

Novas denúncias

O vereador disse que, até a próxima semana, terá um levantamento de uma série de denúncias contra condutas de policiais. Chegou citar alguns casos levados a ele e ao Ministério Público (MP) como a de um cabo da PM à paisana que, segundo o denunciante, teria “enforcado” um jovem no bairro Gaspar Lopes, que teria passado de moto pouco antes na rua em que o militar reside. “Depois de um mês, apareceu três multas na moto do menino. Isso comprova o que? Que a multa também foi forjada”, afirmou.

O vereador atacou até setores da imprensa, a qual classificou como “imprensinha de merda”, por divulgar informações da PM como a de prisão de suspeitos no dia do aniversário. Referiu-se a prisão de Igor Petrochelli Paiva no dia em que completou 18 anos e, segundo denúncia levada por Guinho ao MP, teria acontecido sob excessos por parte de policiais.

No início de maio, o vereador licenciado Francisco da Cunha Neto (Prof. Chico/PDT), então líder do governo na Câmara Municipal, lembrou o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, comemorado em 3 de maio. Em reação, Guinho aproveitou a data para fazer críticas aos veículos de comunicação, citando a TV Record, que na última sessão segunda-feira foi utilizada como fonte para seu pronunciamento ao abordar a atuação da PM em Alfenas.

A redação encaminhou um e-mail para a assessoria de comunicação da 18ª Cia de PM Independente para que se manifeste sobre o assunto caso queira se pronunciar. Em reportagem do último dia 17, a PM informou que o comando da 18ª Companhia de Polícia Militar Independente instaurou um procedimento administrativo interno com o objetivo de verificar as denúncias feitas pelo vereador. Nesta quarta-feira, a Polícia Militar encaminhou uma nota manifestando-se sobre o assunto.

Em votação

Em plenário, os vereadores aprovaram quatro projetos de lei em 2˚ turno. Entre eles o que autoriza a implantação da Zona Azul sob a coordenação da prefeitura como mostrou o Alfenas Hoje na semana passada. Em primeira votação, os vereadores aprovaram o projeto de lei que fixa os valores e regras para concessão de diárias pela prefeitura. 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo