Postado em quarta-feira, 4 de junho de 2014
às 12:07
Com 400 notificações e 107 caso confirmados de dengue, Alfenas recebe força tarefa da SES/MG
Uma força-tarefa de combate à dengue, envolvendo mais de 40 agentes de saúde da SES/MG, vai atuar em Alfenas.
Da Redação
Uma força-tarefa de combate à dengue, envolvendo mais de 40 agentes de saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), vai atuar em Alfenas até o dia 14 de junho. Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, Alfenas já confirmou 107 casos da doenças e há outras 400 notificações.
A ação, integrada entre os 40 agentes da Secretaria Municipal de Saúde e os outros agentes da SES/MG, tem o objetivo de desenvolver atividades de mobilização social contra a doença no município. O grupo, enviado pelo Estado, chegou na tarde de segunda-feira (2 de junho), acompanhado de supervisores do órgão.
Esses trabalhos da “Força Tarefa” serão realizados até o dia 11 de junho em parceria com técnicos municipais e compreendem ações como controle vetorial (através de eliminação de criadouros do vetor), tratamento focal e bloqueio de transmissão em áreas críticas da cidade.
Projetos
Dentro das estratégias de combate a dengue, utilizadas pelo Estado, também chegará a Alfenas o Dengue Móvel, para a troca de materiais recicláveis (pneus, garrafas pet vazias, vasilhas plásticas e latas) por material escolar (caderno, lápis e borracha) e o Dengômetro, tenda com prestação de informações e distribuição de material gráfico sobre a doença.

40 agentes de saúde do Estado realizam a "força tarefa" em Alfenas (Foto: Ascom/Prefeitura)
O Dengômetro é um espaço de convivência e de acesso às informações sobre a dengue. Ele é instalado nos pontos de maior circulação de pessoas e em áreas de convívio social. No dengômetro, pessoas treinadas pela SES-MG alertam sobre a importância da participação de todos na prevenção e controle da doença.
Já o Dengue Móvel é um caminhão que percorre os bairros trocando entulhos recicláveis por material escolar. Latas, garrafas pets e pneus serão trocados respectivamente por borrachas, lápis e cadernos, de modo a estimular a população a retirar de casa os objetos que possam acumular água e virar possíveis criadouros do mosquito.
Mobilização
O trabalho de mobilização será no período de 10 e 11 de junho e as ações do Dengômetro e do Dengue Móvel vão acontecer nos dias 13 e 14 de junho (6ª e sábado) de 9h às 15 h. Equipes da SES/MG e da Secretaria Municipal de Saúde ainda estão reunidas para definir o local onde ficará o Dengômetro e quais os locais que Dengue Móvel vai percorrer.

O Dengue Móvel é um dos projetos da SES/MG (Foto: Divulgação)
As ações fazem parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue do Governo de Minas, através da SES/MG. O objetivo primordial é a diminuição do risco de epidemias em municípios com maior índice de infestação, somando força aos agentes municipais e mobilizando a população sobre a necessidade de evitar a doença.
Confira a lógica de troca de óleo adotada pela mobilização:
ÓLEO
20 latas por 01 litro
20 Pets por 01 litro
01 pneu por 0 litro
Material escolar depois que acabar o kit
15 latas por 01 caderno
15 pets por 01 caderno
01 pneu por 02 cadernos
03 latas por 01 borracha
03 pets por 01 borracha

COMENTÁRIOS