Postado em quarta-feira, 2 de abril de 2014 às 10:55

Prefeitura decide fazer consulta popular sobre troca de piso na Praça Getúlio Vargas

A prefeitura deverá fazer uma consulta popular para definir sobre a troca de piso na Praça Getúlio Vargas.


 Alessandro Emergente

A prefeitura de Alfenas deverá fazer uma consulta popular para definir sobre a troca de piso na Praça Getúlio Vargas. A mudança, iniciada na semana passada, provocou reações negativas da população e fez com a administração recuasse e paralisasse a modificação dos pisos laterais.

De acordo com o secretário de Coordenação de Governo e Planejamento, Luiz Marcos Leite Moraes (Marquinhos do PDT), a ideia é promover uma consulta popular e estudar uma saída jurídica para utilizar o recurso financeiro em outra ação. Porém, adianta que o dinheiro tem que ser aplicado na reforma da Praça Getúlio Vargas.

Na manhã de terça-feira, a empresa responsável pela execução da obra, a Construtora AL, paralisou a troca do piso e cimentou a área onde o piso antigo já havia sido retirado. A ordem repassada à empresa é para que continue os trabalhos na área onde está a fonte luminosa. Com isso, daria tempo de definir o que será feito no outro lado da Praça. 

Na terça-feira, funcionários da construtora isolaram a área, paralisando
a troca de piso (Fotos: Alessandro Emergente)

O secretário lembra que essa semana haverá comemorações na Praça Getúlio Vargas sobre o aniversário do centenário da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) e, por isso, foi necessária uma intervenção rápida para deixar o local em condições de receber um grande número de pessoas. 

Reforma foi aprovada em audiência pública

A reforma na Praça Getúlio Vargas foi aprovada em 2012, após uma audiência pública como informou o Alfenas Hoje no sábado. Os recursos, de R$ 682,5 mil, estão garantidos no orçamento da União deste ano e o município é responsável por uma contrapartida de R$ 60 mil.  

Recursos são do Ministério do Turismo como informa a placa, instalada
ao lado da Igreja Matriz (Fotos: Alessandro Emergente)

Moraes explica que a atual administração seguiu o projeto, que havia sido aprovado, e por isso não imaginava uma reação contrária. O temor é que haja uma demora devido a burocracia numa eventual mudança no projeto, que terá que passar por aprovação de órgãos da União. Os recursos disponíveis no orçamento de 2014 podem não estar disponíveis no ano seguinte.

Uma sugestão apresentada recentemente e que voltou a ser debatida entre os vereadores na sessão legislativa da última segunda-feira é a instalação de banheiro público na Praça Getúlio Vargas. A indicação foi oficializada pelo vereador Paulo Agenor Madeira (Paulinho do Asfalto/PRTB), mas esbarra em uma dificuldade: a Praça é tombada como patrimônio histórico do município e a instalação de um banheiro poderia descaracterizar o local. Uma saída é a construção de banheiros subterrâneos, o que elevaria o custo da obra.  



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo