Postado em sábado, 4 de maio de 2013 às 10:43

Evento inicia atividades do Centro de referência sobre drogas

O Crefal terá seis cursos de capacitação profissional. A abertura das atividades foi marcada pelo Fórum de Política Nacional sobre Drogas na Unifal.


Da Redação

O Crefal (Centro de Referência Regional sobre Drogas) terá seis cursos de capacitação profissional no biênio 2013-2014. A abertura oficial das atividades foi marcada pelo Fórum de Política Nacional sobre Drogas na Unifal (Universidade Federal de Alfenas), realizado no último dia 26. O evento reuniu educadores, conselheiros municipais, agentes de segurança pública, agentes sociais, entre outros profissionais de saúde de Alfenas e região.

Os cursos oferecidos são para capacitação de profissionais, que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas.

Pela segunda vez, o Crefal da Unifal foi contemplado em edital lançado pelo governo federal. Em 2011, a Unifal foi a única universidade contemplada no Plano de Enfrentamento ao Crack e firmou uma parceria com o Cislago (Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Região dos Lagos do Sul de Minas Gerais), que resultou na criação da Crefal. 

Solenidade

A solenidade de abertura contou com o músico Júlio César da Paz, do Conservatório Walda Tiso Veiga, que interpretou o Hino Nacional Brasileiro. O reitor Paulo Márcio de Faria e Silva destacou a parceria entre a Universidade e a Prefeitura, que “enquanto agentes públicos buscam cumprir seus papéis socialmente responsáveis”.

Um dos dados apresentados, durante o evento, foi o resultado da parceria entre a Crefal e o Cislagos. Em 2011 houve a capacitação de mais de 180 profissionais dos 28 municípios vinculados ao consórcio intermunicipal. 

Fotos: Ascom/Unifal

Fórum de Política Nacional sobre Drogas, na Unifal (Universidade Federal de
Alfenas, marcou a abertura dos trabalhos para o biênio 2013/2014

O coordenador do Centro de Referência Regional, Denis da Silva Moreira, anunciou as seis novas modalidades de cursos que serão oferecidos nos anos de 2013 e 2014: 1) Curso de Aperfeiçoamento sobre Crack e Outras Drogas a profissionais atuantes no Programa de Saúde da Família – PSF; 2) Curso de Atualização em Atenção Integral aos usuários de crack e outras drogas para profissionais atuantes nos hospitais gerais; 3) Curso de Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em crack e outras drogas; 4) Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais das Redes SUS e SUAS; 5) Curso de Aperfeiçoamento sobre Crack e outras drogas para Agentes do Sistema Judiciário, do Ministério Público e da Segurança Pública; e 6) Curso de Aperfeiçoamento sobre Crack e outras drogas para profissionais do poder judiciário, Ministério Público e entidades que atuam no atendimento/apoio a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, com privação de liberdade.

O reitor Paulo Márcio Faria e Silva durante a solenidade de abertura do Fórum

Os cursos do Crefal serão oferecidos na modalidade presencial com carga horária específica, a fim de atender uma formação abrangente, crítica, reflexiva e com competências técnicas.

O prefeito Maurílio Peloso (PDT) falou sobre as questões envolvendo não apenas as drogas, mas também o álcool. Convidou aos presentes para fazer uma reflexão: que a sociedade passe a cobrar mais assistência social dos prefeitos e do Estado, ao invés de focarem apenas em obras.

Programação

A conferência “A Realidade das Drogas em Alfenas e Região” foi ministrada em seguida, pelo Major Adenísio Ferreira de Paula, comandante da 18ª Companhia da Polícia Militar Independente de Alfenas, que utilizou fotos reais e dados para ilustrar o problema envolvendo usuários e traficantes de drogas na região.

Em seguida, o convidado Prof. Telmo Mota Ronzane, coordenador do Centro de Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Drogas (Crepeia) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizou um minicurso sobre o tema “Política Nacional sobre Drogas”, e no período da tarde, o minicurso se concentrou na questão do álcool.

LEIA MAIS:

Prefeitura realiza primeira Conferência Regional sobre drogas

Fórum abordará política sobre droga e álcool na próxima sexta-feira



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo