Postado em quarta-feira, 22 de agosto de 2012 às 11:27

Imagens de Alfenas são disponibilizadas no Google Street View

As ruas de Alfenas já podem ser visualizadas em imagens de 360 graus na internet. O Google anunciou a atualização do site Street View.


Da Redação

As ruas de Alfenas já podem ser visualizadas em imagens de 360 graus na internet. O Google anunciou, na semana passada, a atualização do site Street View, um de seus serviços, com a inclusão de novas cidades.

No Sul de Minas, além de Alfenas, foram disponibilizadas imagens das principais cidades da região como Pouso Alegre, Poços de Caldas, Varginha e Passos. A nova lista anunciada, no último dia 14, inclui capitais como Salvador, Recife, Fortaleza, Natal e Brasília.

O internauta pode visualizar imagens das ruas de Alfenas ao nível do chão. O Google conta com uma tecnologia específica para desfocar os rostos de todos os pedestres e placas de carros que foram fotografados.

Para visualizar as imagens de Alfenas, o internauta pode acessar o Google Maps e digitar o nome de uma rua da cidade. Ao localizar o endereço no mapa, basta o internauta arrastar a imagem de um boneco, que aparece no canto superior esquerdo do mapa, até o local desejado. Pronto! É só “passear” pelas ruas de Alfenas.

Foto: Reprodução

Na imagem acima, a Praça Getúlio Vargas registrada pelo Google no ano passado
e que pode ser visualizada no Street View em 360º

O internauta pode ir longe e percorrer o mundo sem sair de casa. Pode visitar desde uma estação de esqui no Canadá ou até as ruínas de Stonehenge, na Inglaterra. Além disso, o site conta com instruções para o uso do serviço e explica qual o segredo por trás das fotografias montadas pelo Street View, fazendo com que você conheça mais sobre o assunto.

Para usufruir do serviço é preciso uma internet com no mínimo 200 Kbps para que seja possível ter o mínimo de interação.

Registro das Imagens

As imagens foram capturadas por um veículo do Google em setembro de 2011. Durante cinco dias, um GM Captiva branco, estampado em verde, com detalhes lembrando mapas de ruas e uma espécie de globo acoplado no teto, percorreu as ruas de Alfenas registrando as imagens.

O veículo percorreu a uma velocidade média de 40 km/h para a captura dessas imagens. Pelo registro ter sido feito no ano passado ainda é possível, por exemplo, ver o pátio em frente à Igreja Matriz sendo utilizado como estacionamento. No início deste ano, a Igreja fechou o espaço para os veículos.

Foto: Erick Vizoki/Folha do Lago

As imagens foram capturadas por um veículo do Google em setembro do ano passado

No carro, apenas o motorista e o co-piloto é que fazem o serviço. Coube ao co-piloto dar as coordenadas sobre o trajeto a ser percorrido. As 15 câmeras registram as imagens automaticamente em 360 graus, além de um sensor a laser, que registra as distâncias para completar o realismo 3D.

O veículo que esteve em Alfenas fazia parte de uma frota do Google que percorreu diversas cidades do País em busca de novas imagens em alta qualidade. A equipe que registrou as ruas de Alfenas ficou sediada em Lavras, de onde saíram as imagens capturadas e armazenadas em HDs de 1Tb (1 Terabyte) e foram enviadas para São Paulo. De lá seguiram até os Estados Unidos para a sede do Google, através dos Correios.

O Projeto

O Projeto Street View foi lançado em maio de 2007, de forma experimental, em cinco cidades dos Estados Unidos. No Brasil, foi lançado oficialmente pelo Google em setembro de 2010, mas desde 2009 a empresa vinha tirando fotos de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além das cidades históricas Congonhas, Mariana, Tiradentes, Diamantina, São João Del Rei e Ouro Preto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo