Postado em sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Prefeitura adquire lancha para transportar alunos da rede pública


Da Redação

Alfenas foi contemplada com uma lancha escolar que será utilizada no transporte de alunos através do “Programa Caminho da Escola”. A embarcação foi recebida pelo prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho) na manhã da última segunda-feira (23).

A lancha deverá passar por uma vistoria antes de transportar os estudantes que moram nas proximidades do bairro Baguari, região banhada pelo Lago de Furnas. Estes alunos vinham tendo dificuldades em se locomoverem até à escola.

Foto: Divulgação

A lancha ficou em frente à prefeitura antes de passar por uma vistoria para iniciar o transporte dos estudantes que moram nas proximidades do bairro Baguari

A embarcação foi projetada e construída pela Marinha do Brasil, em cooperação com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), por meio do MEC (Ministério da Educação). A lancha escolar representa um investimento na ordem de R$ 200 mil, realizado por meio de uma parceria entre a administração municipal e o governo federal.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Tani Rose, o argumento apresentado pelo município ao MEC para o recebimento da lancha escolar foi a comprovação da necessidade de se ter um transporte escolar adequado para transportar os estudantes que moram no bairro Baguari.

O bairro entre os municípios de Alfenas e Areado, distantes 35 quilômetros por terra, o que significa aproximadamente duas horas de viagem até a Escola Municipal Orlando Paulino. “Os alunos precisavam se locomover a partir das cinco horas da manhã. Um sacrifício enorme para chegar à escola dentro do horário e com este transporte o percurso será de dez a vinte minutos pela embarcação, com mais segurança e comodidade para os alunos”, explicou a secretária.

De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, a prefeitura de Alfenas já solicitou e está reivindicando junto ao FNDE mais uma embarcação nos mesmos moldes para atender os alunos residentes no bairro rural Mandassaia.

Cada lancha tem a capacidade para transportar 20 pessoas. Com 7,30 metros de comprimento, ela possui equipamentos como extintor de incêndio, rádio comunicador, luzes de navegação, sirene, coletes salva-vidas, entre outros acessórios.

De acordo com a Marinha do Brasil, a navegação da lancha escolar é de uso exclusivo em águas abrigadas como lagos, lagoas, baías, rios e canais, onde normalmente não são verificadas ondas com alturas significativas e que não apresentem também dificuldades ao tráfego da embarcação.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo