Postado em quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Pompilio assume como líder da oposição na Assembleia Legislativa
O deputado estadual Pompilio Canavez (PT) é o novo líder da oposição na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Alessandro Emergente
O deputado estadual Pompilio Canavez (PT) é o novo líder da oposição na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A oficialização foi feita nesta terça-feira com a leitura do ofício da bancada oposicionista em plenário.
A informação divulgada inicialmente era de que a leitura só seria feita na semana que vem devido a ausência de vários deputados devido ao feriado de 7 de setembro. Mas apesar do baixo número de parlamentares, a sessão de terça-feira foi aberta, porém não houve quórum suficiente para colocar projetos em votação. Apenas 11 dos 77 deputados estiveram presentes.
A escolha do nome de Pompilio para a liderança do bloco de oposição foi feita na última quinta-feira. Segundo o deputado, houve consenso na escolha do novo líder que representará um bloco de 13 parlamentares, 11 do PT e dois do PCdoB.
Oficialmente, na ALMG, o bloco oposicionista é chamado “Bloco da Minoria”. O peemedebista Antônio Júlio é quem estava no cargo de líder da minoria. Há poucas semanas, o PMDB deixou o bloco de oposição denominado “Minas Sem Censura”. Os peemedebistas dizem que vão adotar um posicionamento “independente” nas votações.
Trajetória
Pompilio está em seu primeiro ano de mandato. Antes mesmo de ser empossado, tentou articular sua escolha como líder da bancada do PT. Em novembro do ano passado, o jornal O Tempo, de Belo Horizonte, chegou a anunciar o nome de Pompilio como praticamente certo para assumir a liderança do PT, mas o cargo acabou sendo ocupado por Rogério Correia, que cumpre seu terceiro mandato.
Nesta terça-feira, Pompilio comentou a escolha de seu nome como “líder da Minoria”. Destacou o fato de ocupar a liderança já em seu primeiro ano de mandato o que, na sua avaliação, o credencia a negociar “de forma mais firme” com o governo.
“(A liderança do Bloco da Minoria) Me coloca numa posição privilegiada, inclusive para encaminhar demandas da região junto ao Governo do Estado e até Federal”, declarou ao mencionar o seu fortalecimento político.

COMENTÁRIOS