Postado em sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Secretário do Ministério diz que região ‘saiu na frente’

O secretário do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães Júnior, destacou a orientação regional dos municípios.


Alessandro Emergente

O secretário nacional de Atenção Básica à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães Júnior, destacou, em reunião na manhã desta sexta-feira (19), a orientação regional dos municípios da microrregião de Alfenas para as políticas públicas de saúde. A declaração foi em um encontro realizado no gabinete do prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT).

Na avaliação do secretário, a região está “saindo na frente” na nova concepção de gestão da saúde, normatizada pelo governo federal.

Segundo Magalhães Júnior, um decreto presidencial, baixado recentemente pela presidente da República Dilma Rousseff, formaliza a sistemática regional para aplicação de recursos na saúde pública. A nova sistemática não considera somente o aspecto formal das regiões, mas a integração entre os municípios.



A reunião foi realizada no gabinete do prefeito de Alfenas

As declarações do secretário foram após conhecer o funcionamento da saúde pública no município. O prefeito de Alfenas apresentou um slide no qual mostrava números referentes aos atendimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Mas a informação que chamou a atenção do secretário foi a realização da 1ª Conferência Regional da Saúde no próximo dia 27. A Conferência abrange a microrregião de Alfenas. “Estamos avançando neste conceito (a regionalização) e vocês estão bem adiantado”, comentou o secretário.

Ao adiantar o processo de regionalização, Magalhães Júnior afirmou, em entrevista à imprensa, logo após a reunião, que a microrregião de Alfenas deve-se beneficiar rapidamente com recursos financeiros do Ministério da Saúde devido ao adiantamento do sistema de regionalização.

Uma das vantagens da identificação das demandas regionais, segundo o secretário, é a orientação dos investimentos e no atendimento das emendas parlamentares. Dois deputados federais estavam presentes: Geraldo Thadeu, vice-presidente estadual do PSD, e Diego Andrade (PR).

Uma das novidades anunciadas por Magalhães Júnior é a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao Sul de Minas no segundo semestre, “provavelmente” em outubro. Segundo o secretário, Alfenas será um dos destinos do ministro durante a visita ao Sul de Minas.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo