Postado em quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Recurso já aprovado, mas aterro sanitário só sairá no final do ano

Os recursos para finalização do aterro sanitário já estão aprovados. Mas a obra só deve ser finalizada no final do ano.


Alessandro Emergente 

Os recursos financeiros para finalização do aterro sanitário já estão aprovados. Mas a obra só deve ser finalizada no final do ano. Isto porque o valor do financiamento autorizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) só deve ser disponibilizado após o período eleitoral.

No final de julho, a STN autorizou o município a contratar um financiamento de R$ 6 milhões junto ao BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais).

Devido as restrições do período eleitoral, o município só poderá contratar o serviço no final do ano. Enquanto isso o local passa por manutenções constantes para evitar que o trabalho já executado seja prejudicado.

O aterro sanitário está sendo construído em um terreno próximo a rodovia que liga Alfenas a Machado, no bairro Lage. A área possui 34,6 hectares, sendo que 15 serão destinados à implantação do sistema.

A área substituirá o aterro controlado, que fica próximo ao bairro Vista Grande. O local está localizado ao lado da estrada que dá acesso a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). O lixo depositado é coberto por camadas de terras.

O processo de implantação do aterro sanitário começou em 2002. Mas só em 2005 foram aprovadas as licenças prévia e de instalação, o que possibilitou o início das obras. Ainda resta a licença de operação pela qual a Feam (Fundação Estadual do Meio Ambiente) autoriza o funcionamento do aterro.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada recentemente pelo Congresso Nacional. A proposta tramitou durante 21 anos e é a primeira legislação nacional unificada sobre a destinação do lixo no país.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo