Postado em sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Documento prevê integração entre a Unifal e outras 6 federais

A Unifal e outras seis universidades federais podem entrar em um processo de integração por meio de um consórcio.


Alessandro Emergente
 
A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) e outras seis universidades federais mineiras podem entrar em um processo de integração por meio de consórcio. O protocolo de intenções já foi elaborado e a expectativa é que seja assinado na próxima semana.

Juntas, as sete universidades federais (Alfenas, Juiz de Fora, São João Del Rey, Viçosa, Itajubá, Lavras e Ouro Preto) somam mais de 45 mil alunos ficando atrás somente da USP (que tem 57 mil) e da UFRJ (com 47 mil). As instituição manterão a autonomia, mas na hora buscar recursos serão uma só.

O reitor da Unifal, Paulo Márcio Faria e Silva, cita como exemplo os consórcios entre os municípios para tentar explicar o modelo. Ele rebate o termo “superuniversidade”, utilizado por parte da imprensa ao referir-se ao consórcio. É um acordo de cooperação entre as instituições que garante a mobilidade estudantil e docente e o intercâmbio para pesquisas.

O objetivo é aproveitar a localização geográfica das sete universidades, que ficam em um raio de 200 km de distância, e promover a integração entre os campi com projetos de pesquisa, extensão, além de aproveitar melhor os recursos e trocar tecnologias.

De acordo com o reitor da Unifal, ações como procedimentos administrativos conjuntos podem ser adotadas o que poderá implicar na redução de custos. Por exemplo, a realização de concursos públicos isolados em cada instituição poderá ser uma prática evitada.

Pelo modelo em estudo, os alunos de uma instituição poderiam, por exemplo, cursar disciplinas em outras unidades do consórcio, além da utilização da estrutura física como laboratórios. Juntas, as sete instituições têm campi em 17 municípios e atendem polos de educação à distância em 55 cidades.

Adesão 

O protocolo de intenções ainda não foi assinado. De acordo com o reitor da Unifal, a expectativa é que seja assinado na próxima semana em um encontro em Divinópolis onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente.

A assinatura do documento será o primeiro passo para dar início ao consórcio. A adesão de cada universidade, no entanto, só será definida após um processo interno de discussão. Isto porque para que a Unifal possa participar depende da aprovação do Conselho Universitário, órgão colegiado interno da instituição.

Uma primeira data para assinatura das adesões ao consórcio foi estipulada para 15 de outubro. Com isso, na prática o novo modelo poderia entrar em funcionamento em 2011.

Na última terça-feira, os reitores das sete universidades se reuniram em Belo Horizonte para definição do protocolo de intenções. O documento foi enviado ao MEC (Ministério da Educação) para análise, uma vez que toda negociação está sendo feita com a participação do Ministério.

Vestibular

Sobre o vestibular, o reitor esclarece que, por enquanto, não há nenhuma mudança prevista por conta do consórcio. No final deste mês, o Conselho Universitário decidirá sobre a continuidade ou não da utilização do Enem como forma de acesso dos alunos à Unifal. 

Os Números

A Universidade Federal de Alfenas tem hoje 3.369 alunos de graduação em 27 cursos divididos em três campi (Alfenas, Poços de Caldas e Varginha). São 324 professores e 243 técnicos administrativos.

O consórcio reunirá 3.500 professores e 260 cursos presenciais. Além da força quantitativa, o reitor destaca o padrão de qualidade mantido na união das instituições. Todas têm bons indicadores de qualidade, com índice geral de cursos (IGC) entre 4 e 5. Na pós-graduação, 15 programas têm nível 5, cinco têm nível 6 e dois nível 7, o mais alto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo