Postado em terça-feira, 20 de julho de 2010

Enem expõe supremacia da rede particular também em Alfenas

O resultado do Enem 2009 expõe a supremacia da rede privada de ensino sobre a pública.


Alessandro Emergente
 
O resultado do Enem 2009 (Exame Nacional de Ensino Médio) expõe a supremacia da rede privada de ensino sobre a pública. No País, entre as 1 mil melhores colocadas no ranking 91% são particulares. Em Alfenas, o resultado não foi diferente.

Enquanto, duas escolas privadas da cidade aparecem entre as mil melhores colocadas, na rede pública a melhor colocada só aparece na 5.703ª colocação em um ranking nacional divulgado pelo portal IG. O sistema apresenta notas de alunos de quatro escolas particulares e cinco da rede pública estadual em Alfenas.

O Colégio Atenas aparece entre as 100 melhores colocadas do País. Na 89ª colocação, o Colégio aparece com 691,67 pontos obtidos por 90 alunos que participaram do Enem de 2009.

O Colégio Sagrado Coração alcançou a 805ª colocação após 67 de seus alunos atingirem 646,33 pontos. Os onze alunos do Colégio Prof. Roque Nicolau Tamburini obtiveram 583,38 pontos ficando na 3.499ª colocação do ranking nacional.

Entre as escolas públicas, a Escola Estadual Dr. Emilio da Silveira, com 355 alunos participantes do Enem 2009, foi a melhor colocada ao conseguir 555,03 pontos. A instituição aparece na 5.703ª posição do ranking.

Na sequência do ranking, divulgado pelo IG, aparecem a escolas estaduais Dr. Napoleão Salles (6.676ª), Judith Vianna (8.636ª), Pref. Ismael Brasil Correa (10.819) e Padre José Grimminck (13.078ª). Consulte o ranking 

As médias da nota do Enem são calculadas e divulgadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC (Ministério da Educação).

O Ranking
 

O portal iG elaborou o ranking dos melhores e dos piores desempenhos no Enem com base nas médias totais de cada escola. Esse critério considera as médias das notas dos alunos nas provas objetivas (nas quatro áreas do conhecimento) e na redação. 

Foram consideradas somente as notas do ensino médio regular. Nos casos em que menos de dez alunos fizeram a redação, não há nota global disponível, por isso, não foram considerados no ranking do iG.

O mesmo acontece com as escolas cuja taxas de participação – relação entre o número de matriculados no terceiro ano na escola e a quantidade de participantes no Enem – foram inferiores a 2%. As escolas em que menos de dez participantes participaram do exame também estão fora da lista, pois não tiveram médias totais divulgadas. 

Os resultados das médias obtidas pelas 25.484 escolas que oferecem ensino médio regular e participaram da avaliação serão liberados pelo Inep.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo