Postado em sábado, 3 de julho de 2010

Protocolo para estudo de viabilidade da hidrovia já está assinado

O primeiro passo para implementar o projeto de hidrovia do Lago de Furnas foi dado esta semana.


Da Redação

O primeiro passo para implementar o projeto de hidrovia do Lago de Furnas foi dado esta semana. O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, assinou o protocolo de intenções para execução de um diagnóstico de viabilidade técnica, ambiental e econômica do projeto.

A solenidade de assinatura foi em Formiga na quarta-feira passada. O trajeto da hidrovia envolve Formiga a Alfenas. O documento sinaliza oficialmente a disponibilidade da União em disponibilizar um recurso de R$ 300 mil para o estudo em parceria com a Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas), que apresentou o projeto ao Governo Federal.

O diagnóstico será executado por uma universidade ou empresa, contratada pelo Ministério dos Transportes. Será a base de todas as futuras ações de implantação da hidrovia. Entre os objetivos do estudo está o de identificar o potencial turístico da região.

A ideia é que a hidrovia seja utilizada para fortalecer o turismo na região com implantação de rotas turisticas de navegação e também para escoar a produção regional.

O deputado Jaime Martins (PR/MG), destacou a função de escoamento da produção pela hidrovia como um beneficio estratégico importante economicamente, uma vez que poderá reduzir o fluxo nas rodovias deixando o custo de produção menor por ser uma alternativa mais econômica.

O encontro em Formiga contou a presença do presidente da Alago, Nelson Alves Lara (PT), prefeito de Guapé, dos prefeitos de Alfenas, Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), e de Formiga, Aluiso Velosio (PT), e do coordenador do projeto da Hidrovia pela Alago, o ex-prefeito de Alfenas Pompilio Canavez (PT).



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo