Postado em domingo, 29 de março de 2009

Unifal prepara-se para a comemoração dos 95 anos

A Unifal completa esta semana quase um século de história. Na próxima sexta-feira, dia 3 de abril, a instituição completa 95 anos de trajetória no ensino.


Alessandro Emergente

A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) completa esta semana quase um século de história. Na próxima sexta-feira, dia 3 de abril, a instituição completa 95 anos de trajetória no ensino. Fundada em 1914 como Efoa (Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas), em 2005 transformou-se em universidade.

A programação de aniversário será no campus da Universidade. Às 10h, haverá celebração eucarística; às 15h, inauguração de mais um prédio em suas dependências; às 17h, haverá exposição de fotografias e de Obras do Museu da Unifal, além do lançamento de dois livros, escritos por professores da instituição.

Um dos livros é “O Teatro de José de Anchieta”, de autoria do prof. Paulo Hernandes; o outro tem como título: “Atividade de ensino de história” e tem como autor o professor Olavo Soares.

Seguindo a programação, às 19h, haverá uma sessão solene para o lançamento do selo comemorativo dos 95 anos. Em seguida, uma apresentação musical com Júlio César da Paz, Vivian Rosingolli Cordeiro, Maria Tereza Garcia e Ubiraci Pereira. No sábado, haverá um baile de gala dos 95 anos no Alfenas Tênis Clube.

Com longa tradição no ensino superior na área de saúde, a então Efoa iniciou sua trajetória com a criação do curso de Farmácia. No ano seguinte, o de Odontologia. Na década de 70, implantou-se o curso de Enfermagem – o terceiro de sua história.

A partir do final da década de 90, novos cursos – como o de Nutrição- foram criados dando sequência ao crescimento da instituição. Em 2001, torna-se centro universitário como processo de transformação em universidade, o que ocorre em 2005.

Atualmente com 28 cursos de graduação, a instituição passa por um processo de expansão focando as diferentes áreas do conhecimento como a de humanas, exatas e tecnológicas. Dois novos campus descentralizados já foram criados: um em Varginha e outro em Poços de Caldas. Um terceiro será implantado no bairro Pinheirinhos para atender a demanda de crescimento.


LEIA MAIS:

Ranking mostra contraste entre universidades de Alfenas
Alfenas tem 3 dos 25 cursos com nível excelência do Brasil
Novos cursos da Unifal começarão em 2009
MEC aprova expansão da Unifal



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo