Postado em sábado, 13 de setembro de 2008

Ranking mostra contraste entre universidades de Alfenas

O IGC, um novo indicador lançado pelo MEC esta semana, aponta um contraste entre as duas universidades de Alfenas no ranking de classificação.


Alessandro Emergente

O Índice Geral de Cursos (IGC), um novo indicador lançado pelo Ministério da Educação (MEC) esta semana, aponta um contraste entre as duas universidades de Alfenas no ranking de classificação. Enquanto a Unifal (Universidade Federal de Alfenas) aparece entre as 20 mais bem classificadas, a Unifenas (Universidade José do Rosário Vellano) aparece entre as 14 com resultados mais baixos numa lista de 173 universidades avaliadas.

A Unifal alcança a 18ª colocação com 367 pontos, 72 abaixo da primeira classificada, a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), com 439 pontos. No Sul de Minas, o destaque ficou para a Unifei (Universidade Federal de Itajubá), décima colocada no ranking nacional alcançando 381 pontos.

Entre as dez melhores universidades do país, quatro estão em Minas Gerais. Além da Unifei, também estão entre as melhores a Universidade Federal de Viçosa (UFV), com 417 pontos; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 414 pontos; e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com 402 pontos.

O ranking - que é o primeiro considerado oficial pelo MEC - separou as universidades, os centros universitários e as faculdades e institutos para evitar discrepância nos dados. A pontuação varia de 0 a 500 e as instituições aparecem entre as faixas 1 e 5. Cerca de 30% das universidades brasileiras aparecem entre as faixas 4 e 5, as maiores do IGC.

As instituições públicas estão entre as mais bem avaliadas, reunindo o maior percentual de IGC nas faixas 4 e 5: 35,5%. Entre as instituições privadas, este índice cai para 4,9%.

Reflexo deste contraste entre públicas e privadas é a situação da Unifal e da Unifenas no ranking. Enquanto a Unifal alcança a 18ª posição, a Universidade José do Rosário Vellano fica em 159ª numa lista de 173 universidades. Ou seja, aparece entre as 14 com pior desempenho. Veja a lista completa pelo Globo Online.

O que é o IGC

O IGC é um indicador que engloba em um único índice a qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado de cada instituição de ensino superior do do Brasil. Ao todo, 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades, institutos isolados e outras modalidades de ensino superior foram avaliados.


Para chegar na nota, o cálculo levou em consideração a média dos Conceitos
Preliminares de Curso (CPCs) da instituição – componente relativo à graduação e à nota do aluno no Enade – e o conceito fixado pela Capes para a pós-graduação.

A média dos conceitos dos cursos é ponderada pela distribuição dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado). Para esta primeira divulgação do IGC, foram utilizados os CPCs referentes às edições do Enade no período de 2005 a 2007.

O CPC considera, além de resultados de avaliação de desempenho de estudantes, infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. A nota da Capes é referente à avaliação do triênio de 2004 a 2006.

O IGC de cada universidade do Brasil será divulgado anualmente pelo MEC, após a divulgação do Enade.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo