Postado em segunda-feira, 11 de março de 2024 às 23:11

Alfenas ultrapassa 500 casos confirmados de dengue

Boletim epidemiológico da SES revela crescimento de casos confirmados.


 Da Redação

Já são mais de 500 casos confirmados de dengue em Alfenas. É o que revela o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgada na segunda-feira (11). Segundo o documento, são 564 casos confirmados no município.

Na sexta-feira, o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde já apontava 532 casos confirmados e outros 836 em investigação. Além disso, há dois óbitos em investigação.

Em todo o Sul de Minas, o número de casos confirmados chega 24 mil - um aumento de 34% em apenas uma semana. Em Alfenas foram 198 novos casos, atras de Cana Verde (232), Campo Belo (349) e Varginha (1.871).

A doença

A dengue é causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Esse inseto é doméstico, facilmente encontrado em lares, áreas comerciais, escolas ou igrejas.

O Ministério da Saúde alerta que 75% dos focos do mosquito estão dentro das casas dos brasileiros e alerta para cuidados básicos. Como:

• Tampar caixas d’água, ralos e pias;
• Higienizar vasilhas de água de animais de estimação;
• Descartar pneus velhos junto ao serviço de limpeza urbana de sua cidade. Caso precise guardá-los, mantenha-os em local coberto, protegidos do contato com a água;
• Retirar água acumulada da bandeja externa da geladeira e bebedouros e lave-os com água e sabão;
• Colocar areia nos vasos de plantas.

Os principais sintomas da dengue são: febre alta; dor no corpo e nas articulações; dor atrás dos olhos; mal-estar; dor de cabeça; e manchas vermelhas no corpo.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo