Postado em sábado, 27 de janeiro de 2024 às 14:02

Holding mineira, comandada por paranaense, assume controle da Ipanema

Mais de 60% do capital da empresa passaram a ser controladas por investidor que já cultivava 15 mil hectares de café em três estados.


 Da Redação

A Ipanema Agrícola S.A, maior empresa produtora de cafés especiais, passou a ter, em dezembro, um novo controlador acionário: o grupo AFB&IOB, da holding mineira IOB. Com 63% do capital, o controle da empresa passou a ser da holding fundada pelo paranaense Antônio Francisquini, que reside em Minas Gerais.

Em dezembro, a holding IOB anunciou a compra as participações da Paraguaçu e da Santa Colomba, que havia entrado no negócio em 2016. A Tchibo GMba, a maior torrefação da Alemanha e um dos maiores traders de café globais, manteve os 37% restantes do capital.

A permanência do grupo alemão na composição do capital da Ipanema é considerada estratégica, uma vez que o planejamento é aumentar o portfólio de produtos oferecidos em 25 países para os quais exporta. “Para isso, foi de vital importância a permanência do sócio Tchibo na sociedade, por sua profunda experiência e presença no mercado europeu”, afirmou a AFB&IOB em comunicado.

A Tchibo integra o capital da Ipanema desde 2011, quando adquiriu participação junto com a japonesa Mitsubishi. Em abril do ano passado, os japoneses venderam a sua participação para os sócios brasileiros Paraguaçu e Santa Colomba, que juntas mantinham o controle do negócio, agora nas mãos da família Francisquini. Marinês, filha de Antônio e de sua esposa, Idalina Baptista, é quem passou a presidir o conselho de administração da Ipanema. Ela também é a diretora-geral da holding. 

Antônio Francisquini passou a ser o controlador do capital da Ipanema com aquisição de 63% da empresa (Foto: Reprodução/Youtube)



A AFB&IOB diz que a transação cria o maior player de café do mundo. Com 15 mil hectares de café em Minas Gerais, Bahia e Paraná, o grupo já tinha uma produção anual superior a 500 mil sacas de 60 kg. Com a fusão, a holding somará 18,5 mil hectares de café cultivados, além de mais de 120 mil sacas ao ano em quatro fazendas da Ipanema.

Essa semana o vereador Luciano Lee (Luciano Solar/PV) postou um vídeo informando que a Ipanema demitiu 82 pessoas que trabalhavam nas fazendas de Alfenas e fez um apelo para recontratação. A empresa, no entanto, não divulgou comunicado sobre a medida.

A Fazenda Conquista é uma das unidades da Ipanema Agrícola, adquirida pela holding mineira (Foto: Reprodução/CompreRural)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo