Postado em sexta-feira, 23 de maio de 2008

Cenário político mostra nova fase dos comunistas


Alessandro Emergente

Aliado histórico do PT, o PCdoB parte para a eleição de outubro em lado oposto aos antigos companheiros. Seguindo a tendência em todo o Estado, o partido tenta vôo mais alto com a candidatura própria. O presidente da Câmara, Eliacim do Carmo Lourenço, recém chegado ao partido, é o nome forte dos comunistas na disputa.

Uma reportagem do jornal Estado de Minas, publicada no final de março, mostra que o PCdoB mineiro planeja lançar candidatos nas eleições majoritárias de 21 cidades. Com o título “Sem a sombra dos petistas”, a reportagem da jornalista Alessandra Mello mostra um distanciamento dos velhos aliados PT e PCdoB e cita a pré-candidatura de Eliacim em Alfenas.
Em seu terceiro mandato como vereador, o atual presidente da Câmara Municipal é originário do quadro petista. Após 16 anos de filiação, deixou o PT durante a atual legislatura alegando discordar com os caminhos da atual administração da cidade, comandada por petistas.

O PCdoB integrou o grupo partidário que levou o Partido dos Trabalhadores à prefeitura na última eleição, mas só participou da fase de transição de governo, diz o presidente da legenda, Wagner Ribeiro. “O PT (de dois membros) nunca considerou o PCdoB como um aliado e sim como um instrumento de uso”, critica o comunista.

As negociações com outras legendas para as convenções incluem setores da oposição, integrada pelos comunistas. “O PCdoB hoje pode afirmar que está em condições de disputar as eleições majoritárias em igualdade de condições, pois temos um projeto para Alfenas e queremos apresentar ele para ser apreciado pela população”, diz.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo