Postado em sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Presidente da Câmara vai filiar-se ao PCdoB


Alessandro Emergente

O presidente da Câmara Municipal de Alfenas, Eliacim do Carmo Lourenço, irá filiar-se ao PCdoB. A informação foi confirmada esta semana por Eliacim que estava sem partido há pouco mais de um ano. A filiação oficial será no próximo dia 23 durante a Conferência Municipal do PCdoB.

De acordo com Eliacim, a opção pelo Partido Comunista do Brasil está ligada a história da legenda e sua militância. Define-o como “um partido que mantém viva a dimensão da utopia, da luta por uma sociedade solidária e justa”. O presidente da Câmara Municipal deixou o PT no ano passado após 16 anos de filiação. O PCdoB será seu segundo partido político.

O nome de Eliacim tem sido cogitado nos bastidores como um dos possíveis pré-candidatos à prefeitura na eleição municipal do ano que vem. Questionado sobre o assunto, diz que a disposição é colaborar com o partido na elaboração de um projeto que será debatido. “Estarei à disposição do partido, se entenderem que essa participação deva ocorrer disputando algum cargo”, afirma.

O presidente da Câmara assume uma postura de oposição a atual administração. Diz que o PCdoB já se manifestou publicamente contrário à posturas “equivocadas” da atual administração. “Nesse sentido, somos oposição, porque sabemos do potencial da nossa cidade que conta com um orçamento de R$ 92 milhões e queremos construir um projeto de união em torno dessas potencialidades”, declara.

Eliacim lembra que disputou a eleição para a presidência da Câmara, no início do ano, com o líder do governo, Wagner Moraes (Guinho/PT). No entanto, diz que ao exercer a presidência representa a instituição. “Temos a responsabilidade de mostrar à nossa comunidade alfenense que política não se faz apenas com a legenda de um partido, mas com atitudes e valores”, diz.

Trajetória política

Eliacim cumpre o seu terceiro mandato consecutivo como vereador. No último pleito, obteve 764 votos. É a primeira vez que ocupa a presidência da Câmara Municipal, ironicamente numa vitória contra um candidato do PT, no início deste ano, após deixar a legenda, na qual esteve filiado durante 16 anos.

O atual presidente da Câmara Municipal explica que iniciou o envolvimento com a política no início da década de 80 após a participação em grupos de jovens da Igreja Católica que seguiam a Teologia da Libertação. O curso de História também ajudou-o na formação de uma consciência política, diz Eliacim que é professor de História na região.        

A saída do PT, segundo o presidente da Câmara, foi para ter a “autonomia necessária” para realizar o trabalho como vereador. “A chegada do PT ao poder em Alfenas foi um grande aprendizado pra todos nós. Uma das lições que ficou é a de que, uma vez no poder, o que nos diferencia não é o discurso, mas a coerência entre o discurso e as atitudes”, declara.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo