Postado em quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Unifal implanta campus em Varginha


A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) implantará seu primeiro campus descentralizado. A cidade escolhida é Varginha, que receberá os cursos de Ciências Econômicas, Ciências Atuariais e Administração Pública, com turmas diurnas e noturnas e cinquenta vagas em cada uma delas. As aulas começam no 2º semestre de 2008, com vestibular e concurso público para professores e funcionários nos primeiros meses do ano que vem.

O anúncio foi feito na tarde desta quinta feira pelo reitor da Unifal, Antônio Siqueira, em entrevista coletiva à imprensa no gabinete do prefeito de Varginha, Mauro Teixeira (PT). “As negociações vem sendo feitas há muito tempo, até que encontramos um homem com visão de futuro como o Reitor, e conseguimos a universidade federal para Varginha”, afirmou o prefeito.

A unidade da Unifal de Varginha será instalada onde funcionou o Educandário Olegário Maciel, uma área de 213 mil m², com prédio já construído, ao lado de onde está sendo erguido o Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica), implantado no município em 2006.

O campus da Unifal em Varginha é o primeiro fora de Alfenas e vai inaugurar também uma nova modalidade de ensino, onde o aluno fará dois anos básicos e somente no terceiro ano fará a opção entre os cursos oferecidos, além de ter uma mobilidade entre as duas cidades, frequentando disciplinas nas duas unidades. “O conceito de grade curricular é ultrapassado, a Unifal vai permitir a formação completa do profissional, diferente do que acontece hoje”, disse o reitor.

O prefeito afirmou que, se a Universidade quisesse começar seu funcionamento hoje em Varginha, poderia, porque o antigo Educandário tem condições de receber os alunos. Não há qualquer investimento financeiro por parte da prefeitura, já que a sede do Educandário é propriedade da União.

Para abastecer a nova unidade, a administração da Unifal planeja a contratação de 48 novos professores e 30 técnicos administrativos. “O concurso será realizado nos primeiros meses de 2008 porque em ano eleitoral é preciso um prazo entre o concurso e a eleição”, afirmou, mas não especificou a data do processo.

A criação do novo campus dá seqüência ao projeto de expansão da Unifal iniciado em 2006 - é denominado “Fase 1”. Através deste projeto, já foram criados oito cursos de graduação, além da ampliação de vagas em outros quatro já existentes. A instituição conta atualmente com 15 cursos e, com a confirmação do campus de Varginha, chegará a, pelo menos, 18 até o segundo semestre de 2008. Este número pode ser ainda maior caso haja a adesão ao programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Nesta sexta-feira, o Conselho Superior decide se a Unifal deve ou não aderir ao (Reuni). Na proposta, está a criação de um novo campus em Alfenas e outro em Poços de Caldas. A intenção é criar mais 434 novas vagas no ensino superior.    

Com Informações:
Estela Torres/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Varginha



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo