Postado em domingo, 8 de julho de 2018

Unifal sediará os dois maiores eventos de extensão do Brasil em 2020

Da Redação

A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) foi escolhida para sediar o próximo Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) e o Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior (Forproex), a serem realizados, em 2020, em Poços de Caldas.

A escolha ocorreu durante o 43º Forproex, que antecedeu o 8º CBEU, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), entre os dias 25 e 27 de junho.

O CBEU é um dos maiores eventos de extensão realizado no Brasil por reunir extensionistas de todas as áreas do conhecimento. A Pró-Reitora de Extensão, Eliane Garcia Rezende, responsável pela defesa da candidatura da instituição, destaca: “Comemorar os 15 anos de transformação em Unifal com o maior evento já realizado pela instituição, é um maravilhoso desafio”.

 

Comissão organizadora


A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) montará uma comissão organizadora. A proposta é envolver os campi de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha, e todas as unidades acadêmicas da Universidade.

O assessor especial de Integração Institucional do Gabinete da Reitoria, Elias Evangelista Gomes, afirma que a intenção é “estimular que outros congressos acadêmicos autofinanciados sejam realizados no Sul de Minas, pois além de fortalecerem a Unifal, também contribuirá para o desenvolvimento do turismo e da economia regional”.

Gomes lembra que o evento será realizado de maneira integrada e que a candidatura apresentada pela Proex se baseou nesta prática: “Vamos convidar as instituições de educação superior que estão no nosso entorno para construírem os dois eventos conosco. O envolvimento do campus de Poços de Caldas será fundamental”. A Unifal também buscará o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura para realizar o CBEU no campus de Poços de Caldas.

A Unifal será a 1ª instituição criada pelo Reuni a receber o CBEU. “A universidade pública brasileira tem hoje uma nova cara. Na nossa casa não é diferente: mais aberta, mais popular, com possibilidades e desafios. O próximo CBEU terá a cara desta nova universidade”, ressalta Gomes.

Na edição organizada pela UFRN foram contabilizados 2500 trabalhos aprovados, 166 oficinas realizadas e mais de 5500 participantes.

O reitor, Sandro Amadeu Cerveira, comemora a vitória e manifesta seu apoio. “Neste momento dramático da universidade pública brasileira, é fundamental que consigamos reunir esperanças e mostrar para a sociedade nossas contribuições. Trata-se de um dos maiores eventos de extensão do mundo, por isso, a comunidade extensionista contará com o apoio de todos os órgãos da Unifal para organizar um bonito, popular e integrado CBEU”, explica.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.