Postado em terça-feira, 12 de junho de 2018 às 07:07

Prefeitura de Alfenas anuncia vencedora de licitação para reforma no trevo

A empresa responsável pela execução da obra, que deve começar no final deste mês, é a Pavidez Engenharia Ltda, de Muzambinho.


Alessandro Emergente

A Prefeitura de Alfenas anunciou a empresa vencedora da licitação para realização das obras de reforma do trevo de Alfenas, localizado no entroncamento BR-491/Alfenas/MG-179. A empresa responsável pela execução da obra, que deve começar no final deste mês, é a Pavidez Engenharia Ltda, de Muzambinho.

O processo licitatório foi na tarde de sexta-feira e o resultado divulgado à imprensa na tarde de segunda-feira. A obra será realizada com recursos obtidos por meio de um financiamento estadual junto ao BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais). São cerca de R$ 3,7 milhões por meio do programa BDMG Urbanizado.

A reforma no trevo será executada por uma empresa com sede em Muzambinho (Foto: Ascom/Prefeitura de Alfenas)


De acordo com a Prefeitura de Alfenas, a Pavidez Engenharia ficará responsável pelos serviços técnicos especializados de engenharia para a elaboração dos projetos executivos e pela execução das obras de reestruturação do trevo. O contrato entre a Prefeitura e o Governo de Minas, que possibilita a reforma foi assinado após a Câmara Municipal autorizar, há duas semanas, o convênio.

Segundo dados do governo local, mais de 15.000 veículos passam pelo trevo, sendo 80% de pequeno porte. Porém, o atual trevo não tem estrutura para esse fluxo de automóveis e se tornou um problema na última década.

As obras serão realizadas com um financiamento obtido junto ao BDMG (Foto: Reprodução/EPTV)


Nos últimos anos, a Prefeitura vinha tentando junto ao Ministério do Transporte recursos para construção de um novo trevo. Um projeto técnico, avaliado inicialmente em R$ 15,6 milhões, chegou a ser encaminhado ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Houve várias tentativas para obter verba federal, mas os recursos não foram liberados

Com a dificuldade de obter recurso federal, o prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) decidiu colocar em prática um “plano B”, ou seja financiar recursos para reforma do local. Com isso, o trevo deve ganhar uma estrutura mais larga em formato oval e pelos menos dois acessos; dois deles nas laterais da BR-491, evitando que o motorista que sai da cidade entre direto na rodovia.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.