Postado em segunda-feira, 28 de maio de 2018 às 10:10

Empreendedorismo cultural, uma dica poderosa

Profissionais que vivem da cultura, que mantém vivas as memórias de histórias e acontecimentos no Brasil...


 Empreendedorismo cultural está associado a negócios culturais.
Há tamanhos de empreendimentos diferentes: grandes e pequenos.
Neste artigo vamos falar sobre os pequenos: artistas, músicos, circenses, atores, outros e também de uma dica poderosa.

Profissionais que vivem da cultura, que mantém vivas as memórias de histórias e acontecimentos no Brasil.
Trabalhar com a cultura é garantir a essência de um povo.
Porém, mesmo um profissional da área da cultura precisa tratar a sua criação como uma empresa.

Então, antes mesmo de gerar ideias, o empreendedorismo cultural precisa:
#1. Entender se há público para suas criações potenciais;
#2. Se o público estará disposto a comprar a ideia;
#3. Se o tamanho do público é suficiente para garantir resultados financeiros positivos;
#4. Se a criação poderá ser patrocinada por uma organização;
#5. Se existirá alguma causa social e ou ambiental envolvida nesta criação;
Eu poderia descrever outras tantas necessidades para que o empreendedor cultural possa construir a sua criação.




Mas neste artigo eu quero despertar suas ideias sobre o tema.
Para o empreendedorismo cultural há a possibilidade de captação de patrocínios de pessoas físicas e jurídicas, estas que podem se beneficiar de economia de impostos mediante enquadramento na Lei Rouanet.

Grandes empresas divulgam suas marcas aproveitando isenções possíveis desta lei.

Para os pequenos, a minha melhor sugestão sobre patrocínios é utilizar plataformas de crowdfunding.

Aqui está minha dica poderosa para os pequenos.

Se você tem um projeto, principalmente que envolva questões sociais e ambientais terá grandes chances de popularizar o seu projeto nas seguintes plataformas sugeridas:

kickante.com.br;
kickstarter.com;
indiegogo.com;
benfeitoria.com;
catarse.me;
juntos.com.vc;

Há outras plataformas para você apresentar seu projeto e ideia, mas comece por estas a sua pesquisa.
Estes sites poderão ajudá-lo na captação de patrocinadores para seu pequeno empreendimento.
Uma das questões críticas para um projeto criativo é o cronograma de execução.

Quando você elaborar o plano de captação, considere uma folga no prazo para tornar a sua arte uma realidade.
Seus patrocinadores irão acompanhar estes prazos para que os fins aconteçam como planejado.
Uma outra dica que posso dar: se você tem interesse em manter parceiros para outros projetos, é muito importante fazer uma prestação de contas.

A transparência será valorizada pelos investidores.

Cada vez mais, os recursos empresariais estão mais seletivos e se você é um pequeno produtor, busque sua independência através de investidores menores.
Na medida da sua evolução, tenho certeza, que estes pequenos investidores o apoiarão em outras iniciativas.
Espero ter contribuído com sua busca.










Fonte: Partiuempreender



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