Postado em quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018 às 11:05

Língua branca pode ser sinal de 4 problemas de saúde: como identificar e tratar?

 Uma língua considerada saudável é rosada, úmida, com movimento fácil e centrada. Qualquer alteração deve ser levada ao médico e investigada, pois pode indicar diferentes problemas de saúde.

Se você percebe que sua língua apresenta coloração esbranquiçada, caracterizada pela saburra lingual, ou seja, uma secreção no dorso da língua, o recomendável é procurar ajuda de um médico ou dentista, já que pode sinalizar que algo não vai bem com seu organismo.

Língua branca: o que pode ser

 

  • Líquen plano, uma doença que afeta mucosa e pele e apresenta natureza inflamatória crônica
  • Leucoplasia pilosa, lesão relativamente causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV), encontrada quase exclusivamente em pessoas com infecção pelo HIV.
  • Candidíase oral
  • Deficiência de ferro ou biotina

Se a saburra lingual não é eliminada com a higienização do órgão, normalmente precisará de um tratamento específico para acabar com o problema. Um médico ou dentista poderá fazer o diagnóstico correto e indicar a melhor forma de solucionar a condição.

A secreção no dorso na língua, quando não relacionada a uma doença, pode ser facilmente eliminada com um limpador de língua, dispositivo simples encontrado em farmácias, que é mais eficiente do que a escova de dentes normal para a higienização completa da região, através de uma raspagem superficial e indolor do órgão.



Fonte: VIX SAÚDE