Postado em quarta-feira, 9 de agosto de 2017

6 picos mais altos de Minas Gerais

Famosa pelo grande número de serras, Minas Gerais está repleta de montanhas que compõem belas paisagens e fazem os turistas suspirarem e também se aventurarem.

Listamos os 6 picos mais altos do estado, que frequentemente recebem visitas dos mineiros e também de quem vem de fora. Seu preparo físico está em dia? Que tal se aventurar em uma destas trilhas? Confira!

1 – Pico da Bandeira – Alto Caparaó

O maior pico da região sudeste, o Pico da Bandeira, possui 2.892 metros, é o terceiro mais alto do país, e está localizado na Serra do Caparaó, dentro do Parque Nacional do Caparaó. O pico está na divisa entre os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. As principais atrações do local ficam por conta da caminhada por área de floresta, do desafio de fazer a trilha, que tem duração média de 8 horas o percurso ida e volta, e também de aproveitar as cachoeiras do entorno. Além disso, apreciar o nascer do sol e a vista da região é recompensador.



2 – Pico da Pedra da Mina – Passa Quatro

Os 2.797 metros do Pico da Pedra da Mina não intimidam os mais aventureiros. O pico integra um conjunto de montanhas da Serra da Mantiqueira e está na travessia da Serra Fina. Um dos acessos para iniciar a trilha é através da Fazenda Serra Fina, no bairro Paiolinho, em Passa Quatro. Além desta rota existem outras duas, uma pela Toca do Lobo, saindo da mesma cidade, e outra por Itamonte, pela Fazenda Engenho da Serra.



3 – Pico das Agulhas Negras – Bocaina de Minas

O Pico das Agulhas Negras, com 2.791 metros, é um dos atrativos do Parque Nacional do Itatiaia, que foi o primeiro parque nacional criado no Brasil, em 1937. Os turistas procuram o parque para curtir as cachoeiras, observar aves, e praticar ciclismo e escalada. A trilha até o pico requer certo esforço e preparo físico, são cerca de 11 km o trajeto de ida e volta.


4 – Pico do Cristal – Alto Caparaó

Também situado na Serra do Caparaó, nas imediações do Parque Nacional do Caparaó, o Pico do Cristal tem 2.769 metros de altitude. O nome é derivado da grande quantidade de quartzo presente no local. E o pico compõe a região que apresenta as maiores altitudes do parque.



5 – Pedra do Sino de Itatiaia – Itamonte

Localizada na Serra da Mantiqueira, no Parque Nacional do Itatiaia, a Pedra do Sino tem 2.670 metros de altitude. O acesso é difícil e o preparo físico deve estar em dia. O pico é formado por grande número de rochas de aproximadamente 1 metro de altura tipo granito, destaque para a ponta de uma das pedras, que dizem emitir som semelhante ao barulho de um sino, de onde surgiu o nome do local.


6 – Pico Três Estados – Passa Quatro

Como o próprio nome diz, o pico está localizado na divisa dos três estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. No cume há um marco indicando a tríplice divisa com o nome dos estados e mostrando as respectivas direções. O Pico dos Três Estados tem 2.656 metros e é um dos desafios da Serra Fina.

 

 

Fonte: Turismo de Minas








Turismo











Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2017 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos