Postado em sexta-feira, 28 de julho de 2017

Entrada de Murilo coincide com redução pela metade dos gols sofridos pelo Cruzeiro

Diminuição é analisada a partir do jogo contra o Grêmio, quando o time passou a ter problemas defensivos - sofreu 10 gols em cinco partidas


Ele parece não ter passado muita segurança no começo - tanto que Mano Menezes preferiu improvisar no setor a colocá-lo entre os titulares. Mas quando o treinador decidiu escalá-lo, viu que a impressão inicial não era a mais correta. O jovem Murilo passou a ser titular há seis jogos. Neles, o Cruzeiro levou cinco gols. Coincidentemente ou não, sem ele, a Raposa sofreu 10 nos cinco jogos anteriores - momento em que o setor teve uma queda de rendimento, após ter o melhor início de defensivo de quase duas décadas.

Tudo começou em 19 de junho, na partida pela oitava rodada do Brasileiro, contra o Grêmio. Do Tricolor, o Cruzeiro levou três gols (mais da metade do que havia sofrido nos sete jogos anteriores no Brasileiro - cinco). Depois, a Ponte Preta fez um, o Palmeiras marcou três, e o Atlético-MG, outros três. Só o Coritiba não conseguiu balançar as redes da Raposa. Neste período, Kunty Caicedo - de quem Murilo ganhou a vaga - esteve em todos os jogos, atuando uma vez ao lado do próprio Murilo, e nas outras com Léo.

A reviravolta na vida de Murilo veio no clássico, no Independência. Lá, após a derrota, Mano Menezes prometeu que o Cruzeiro não levaria três gols no jogo seguinte, contra o Palmeiras. No jogo contra o time paulista, o zagueiro passou a ser titular ao lado de Léo, e aí a Raposa melhorou de rendimento.

Dos seis jogos da dupla, o Cruzeiro levou cinco gols - um contra Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Avaí (todos pelo Brasileiro) e novamente contra o Palmeiras, mas pela Copa do Brasil. A comparação entre os dois períodos mostra que o número de gols sofridos foi reduzido pela metade.

Murilo foi promovido aos profissionais nesta temporada e, até o início do Brasileiro, teve apenas uma oportunidade para atuar em partidas por competições oficiais.

- Estou feliz. Tive essa oportunidade (de ser titular), e a equipe está crescendo também. Isso que importa. Estou preparado para o que vier, já passei por muitas coisas na minha vida e estou contando com o apoio de todos. O Léo tem me ajudado muito, me ensinado os atalhos, assim como o Dedé e o Manoel - ressaltou o zagueiro cruzeirense.

A volta à normalidade do setor defensivo foi comemorada pelo treinador. Além disso, Mano analisou que foi difícil manter Murilo para o jogo contra o Palmeiras, nessa quarta, principalmente porque Manoel está recuperando de lesão e já pode atuar.

"A nossa defesa, depois que o Murilo entrou, obviamente não é só por causa de Murilo, mas ele tem uma participação importante na redução de gols sofridos. Nós reduzimos para 25% dos gols" - Mano Menezes, técnico do Cruzeiro

- São decisões difíceis de serem tomadas pelo técnico. Já temos o Manoel de volta, e o Manoel sempre foi o titular da equipe. E nós tínhamos que decidir para um jogo importante: ou colocar o Manoel ou manter o Murilo. Mas procuro ser coerente com aquilo que o campo mostra. A nossa defesa, depois que o Murilo entrou, obviamente não é só por causa de Murilo, mas ele tem uma participação importante na redução de gols sofridos. Nós reduzimos para 25% dos gols que vínhamos sofrendo nos últimos jogos. Ele está firme, está bem. Ganhamos mais um jogador, e isso me deixa feliz. Mas a equipe como um todo cresceu. Posicionamento na bola aérea melhorou, conseguimos trabalhar algumas coisas naquela semana importante (após o clássico com o Atlético-MG). As coisas voltaram para a normalidade - comemorou o treinador cruzeirense.

Mesmo com Manoel de volta à lista dos relacionados nas duas últimas partidas, Murilo deverá continuar no time titular ao lado de Léo. O próximo compromisso do Cruzeiro é no domingo, quando enfrenta o Vitória, no Mineirão. Na Copa do Brasil, a equipe enfrenta o Grêmio, nas semifinais.

 

 

Fonte: Globo Esporte



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo