Postado em terça-feira, 30 de agosto de 2016 às 13:22

Curso em Sobrália ensina criação de peças em macramê

Macramê é uma técnica manual de fazer nós, cruzando e prendendo os fios entre si, combinando cores, apliques e acessórios...


Do FAEMG

Macramê é uma técnica manual de fazer nós, cruzando e prendendo os fios entre si, combinando cores, apliques e acessórios. Doze mulheres do município de Sobrália, no Vale do Rio Doce participaram de um curso promovido pelo Senar Minas e aprenderam a confeccionar peças utilitárias utilizando essa técnica.

O evento foi realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Sobrália, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Durante os quatro dias do curso, as participantes foram orientadas pela instrutora Antônia Maria de Resende. “A turma teve um desempenho muito bom, estavam realmente interessadas em aprender. O interessante foi que muitas, após aprenderem os pontos, já começaram a imaginar e até criar outras peças”.

No curso as participantes aprenderam sobre a colocação dos fios para as amostras, os diferentes tipos de nós, confecção de peças como painéis, bolsas, cintos e franjas. “O macramê não era conhecido por elas, mas todas sabiam que dava para fazer barras em toalhas. A maioria revelou o interesse em produzir peças utilitárias, mais baratas, de fácil comercialização e também para elas próprias”, contou a instrutora.

O gerente regional do Senar Minas em Governador Valadares, Ulisses Silveira Costa, esteve no encerramento do evento e elogiou o desempenho das participantes. “Era possível perceber a empolgação de todas elas. Chamou a atenção os acabamentos e arremates das peças produzidas e também as falas das participantes no sentido dos aspectos de comercialização do material e também a preocupação, como em todos os cursos do Senar Minas, com a higiene, segurança do trabalho e a preservação do meio ambiente”.

O mobilizador do Sindicato Rural de Sobrália, Paulo Roberto Marçal, enalteceu a parceria com o CRAS e agradeceu o empenho das participantes. “É muito bom quando mobilizamos uma turma que demonstra tamanho interesse. Aproveito para agradecer a coordenadora do CRAS, Waldeni, e a secretária Elimar, pela parceria e pelo apoio durante a realização do curso”.

 

FAEMG



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo