Postado em quarta-feira, 24 de agosto de 2016 às 13:45

Em cenário positivo, produtores de leite se reúnem em BH

Preços favoráveis aos produtores podem antecipar aumento da oferta, com redução dos preços ao consumidor.


Do FAEMG
 
Preços favoráveis aos produtores podem antecipar aumento da oferta, com redução dos preços ao consumidor.
Momento positivo marcará 3º Encontro Mineiro do Balde Cheio, promovido pela FAEMG na Serraria Souza Pinto.

O aumento da oferta do leite, este ano, pode ser antecipado às chuvas que historicamente marcam o período de safra, apontam especialistas de mercado. Segundo o analista de agronegócios da FAEMG, Wallisson Fonseca, o movimento deve refletir investimentos feitos pelos produtores, motivados pela maior rentabilidade da atividade nos últimos meses: “No ano passado, tivemos custos muito altos de produção, que fizeram com que o produtor deixasse de investir em volumoso para a entressafra. Isso teve forte impacto na produção deste ano. Durante todo o primeiro semestre, houve importante queda na captação de leite, que resultou em ociosidade nos laticínios e falta de produto no mercado, alavancando os preços ao consumidor e, posteriormente, ao produtor”.

Para ele, apesar dos custos de produção permanecerem bastante altos, a recuperação na margem de lucro da atividade motivou investimentos para uma produção novamente maior: “Agora teremos que acompanhar a evolução dos indicadores para descobrir, muito em breve, se de fato eles assim o fizeram”.

Neste cenário favorável à atividade, a FAEMG se prepara para receber mais de dois mil produtores na próxima quarta (24/8). O 3º Encontro Mineiro do Balde Cheio comemora os dez anos do programa no estado, que visa promover a competitividade da pecuária leiteira, com redução dos custos e aumento da produtividade.

“Esses produtores que veremos reunidos representam uma fatia diferenciada na atividade. Graças à assistência que recebem do programa Balde Cheio, sabem realizar uma gestão mais eficiente de seus custos, atacando fatores produtivos que mais impactariam sua lucratividade e mantendo maior produtividade, com margens positivas. Em suma, mantêm-se menos vulneráveis às variações de mercado, como essas que o setor viveu nos últimos meses”, explica Wallisson Fonseca.
 


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo