Postado em quinta-feira, 14 de julho de 2016 às 23:45

Eliacim é confirmado como pré-candidato a vice na chapa encabeçada por Luizinho

 Alessandro Emergente

O ex-presidente da Câmara Municipal, Eliacim do Carmo Lourenço (PCdoB), será o candidato a vice na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT). A “dobradinha” PT e PCdoB foi acertada nos últimos dias após as negociações com o PMDB regredirem.

O nome de Eliacim era defendido por pessoas próximas a Luizinho, porém o entrave da “dobradinha” PT/PCdoB era o PMDB, que tinha a preferência para indicar o vice na chapa. Por ser uma das maiores bancadas na Câmara dos Deputados, o PMDB garantiria mais tempo no horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio.

Com a dificuldade em negociar com o PMDB nas últimas semanas, Luizinho fez o convite a Eliacim há cerca de uma semana. As conversas foram rápidas e, na noite dessa quinta-feira, uma reunião interna do PCdoB, com a participação de representantes do diretório estadual, o acordo foi confirmado. A presença do ex-deputado estadual Pompilio Canavez, que se filiou esse ano ao PCdoB, estava confirmada, mas ele não compareceu devido a assuntos pessoais.

Trajetória política

Eliacim foi filiado ao PT, partido pelo qual se elegeu vereador por três mandatos seguidos. Chegou a presidência da Câmara Municipal em 2007, após deixar o PT. Naquele ano filiou-se ao PCdoB, partido pelo qual foi candidato a prefeito em 2008 e a deputado estadual em 2010. Em 2012, foi nomeado secretário de Educação de Alfenas no final da gestão de Luizinho.

Ouvido pela reportagem, na noite desta quinta-feira, Luizinho disse que a “dobradinha” com o PCdoB reproduz a aliança entre os dois partidos no governo de Fernando Pimentel (PT). Essa aproximação com o governo do Estado, avalia, facilita as negociações para repasse de recursos estaduais para área da segurança pública, um dos principais problemas da cidade na avaliação do pré-candidato.

Eliacim é professor de História nos colégios Atenas e Logos (em Varginha), além de empresário no segmento educacional. A experiência de Eliacim na área educacional é citada por Luizinho como um fator importante, uma vez que se une a experiência do petista como gestor na área da saúde.

Negociações com o PMDB

As negociações com o PMDB vinham sendo conduzidas desde o início do ano. Três nomes chegaram a ser colocados pelo partido. Depois disso, outros nomes – como o do vereador José Carlos Morais (Vardemá) – foram cogitados nos bastidores.

Nas últimas semanas, no entanto, as negociações tornaram-se mais tensas. O vice-presidente do PMDB local, Marco Antônio Gomes de Carvalho (Marquinhos do SUS), que tem o controle do diretório municipal, chegou a cogitar a possibilidade de se tornar pré-candidato a prefeito. Com isso, as negociações para formação de uma chapa PT/PMDB ficaram prejudicadas.

Eliacim será o vice na chapa encabeçada por Luizinho do PT (Foto: Arquivo/Reprodução)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.