Postado em segunda-feira, 5 de outubro de 2015 às 17:01

Casal de produtores investe na produção de biscoitos para alimentação escolar

Produtores contam com assistência técnica da Emater-MG e vendem para 70 escolas de Minas Gerais


Do Portal do Agronegócio
 
Depois de enfrentarem dificuldades com a produção e comercialização de hortaliças, o casal de produtores Marcos Antônio Vila Nova e Maria das Graças Vila Nova decidiu mudar de atividade. Eles trocaram o trabalho na horta pela fabricação de biscoitos. Os bons resultados não demoraram a aparecer e hoje o casal comercializa a produção para escolas de três municípios de Minas Gerais.
 
A propriedade de Marcos e Maria Vila Nova fica em São Gonçalo do Pará, região Centro-Oeste de do Estado. Uma das dificuldades enfrenadas pelo casal na época da produção de hortaliças era a grande concorrência no mercado. Outro problema, era a escassez de água na propriedade. “As hortaliças secavam e ficavam feias. Nós chegamos a perder canteiros e canteiros de hortaliças”, afirma Marcos.
 
A mudança ocorreu em 2013. Buscando uma solução para o problema, Marcos e Maria Vila Nova conversaram com a técnica da Emater-MG de São Gonçalo do Pará, Gisele Rodrigues Souza, e com a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Jaqueline Maia. Foram elas que sugeriram que o casal investisse na produção de biscoitos. Para garantir a venda dos produtos, as profissionais também sugeriram a participação deles no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
 
O PNAE é um programa do governo federal que, por meio da Lei nº11.947, garante que no mínimo 30% dos recursos federais para a merenda escolar sejam destinados à compra de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar. Para vender os produtos para as escolas, os produtores devem participar de uma Chamada Pública, que é uma modalidade de contratação de bens e serviços por meio editais lançados pelo governo federal.





DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo