Postado em domingo, 30 de agosto de 2015 às 22:48

Empresa de Alfenas tem o seu nome ligado a vereadores citados na farra das diárias

A empresa sediada em Alfenas foi a que mais recebeu por cursos realizados a vereadores de Guaxupé.


 Alessandro Emergente

O nome de uma empresa com sede em Alfenas, a Inove - Treinamentos em Desenvolvimento Ltda-ME, aparece nas investigações do Ministério Público (MP) sobre o uso de diárias de vereadores de Guaxupé. A empresa foi a que mais prestou serviços a vereadores, o que teria justificado o uso de diárias por parte dos parlamentares. O conteúdo dos cursos foi questionado pelo MP, segundo informações da TV Sul (de Guaxupé).

A Promotoria de Justiça entrou com uma ação civil pública contra 12 dos 13 vereadores de Guaxupé (MG) devido ao uso irregular de diárias. Na ação, o promotor Cláudio Marins sustenta a irregularidade de uma lei, aprovada pela Câmara Municipal, que suprimiu o limite de diárias para cada parlamentar. Antes eram 15 diárias por ano para cada vereador, o que passou ser ilimitado. O resultado foi o aumento nos gastos com dinheiro público.

As viagens para liberação de diárias são normalmente justificadas com visitas a lideranças políticas e participação em cursos e seminários. Alguns cursos chamaram a atenção do MP ao entender que o conteúdo não caracteriza nenhum interesse público. São aulas como de fiscalização de utensílios (como ar condicionado, vasilhames e computadores) da Câmara Municipal. Os vereadores teriam até aprendido a limpar móveis e banheiros.

Segundo reportagem da TV Sul, de Guaxupé, a empresa Inove – que tem como nome fantasia IMV (Instituto Mineiro de Vereadores) - é a que representa o maior montante nos gastos com diárias. Os gastos com a Inove chegaram a R$ 46 mil em 2014 e, até julho deste ano, foram contabilizados R$ 35,7 mil.

Outro lado

A Inove iniciou as atividades em julho de 2012 e pertence a familiares do presidente da Câmara Municipal, Enéias Rezende (PRTB). Segundo o gerente-administrativo e um dos sócios da Inove, Denílson Ferreira Rezende, irmão de Enéias, a empresa teve como sede uma sala na rua Artur Bernardes 686-A, ao lado do Ipsemg, até maio de 2014. No local funciona atualmente uma escola de música da família.

Depois disso, segundo o gerente da Inove, o endereço foi transferido para um imóvel adquirido na rua Porto Seguro, no bairro Itaparica, onde é a sede oficial da empresa. O imóvel está localizado ao lado da residência de Enéias. 

O antigo  o atual endereço da empresa Inove (Fotos: Reprodução/TVE Alfenas e Google) 

Denílson Rezende, que por telefone concedeu entrevista ao Alfenas Hoje na tarde de domingo, disse que toda a documentação da empresa está em dia e que possui alvará de funcionamento expedido pela prefeitura. Afirmou que o primeiro endereço também funcionou com alvará e toda documentação exigida.

Sobre o fato da empresa ter sede em Alfenas e realizar os cursos em Belo Horizonte, Denílson Rezende disse que a localização da capital mineira favorece a logística para atendimento aos clientes, oriundos de municípios de várias regiões de Minas Gerais, além do Rio de Janeiro e do Espirito Santo.

Essa semana, um grupo de eleitores protocolará uma representação junto ao Ministério Público de Alfenas sobre o caso. Entre os itens do documento estará o questionamento quanto a serviços prestados pela Inove a Câmara Municipal de Alfenas. O gerente-administrativo da empresa garante que nunca nenhum vereador de Alfenas foi atendido pela Inove. Confira a reportagem clicando nesse link.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo