Postado em quarta-feira, 19 de agosto de 2015 às 23:59

Alfenas promove I Reunião de Integração de Gestão em Segurança Pública

A instalação de um centro socioeducativo ficou de fora da pauta.


 Denise Prado

O índice de criminalidade no município de Alfenas foi a pauta de uma reunião realizada na Câmara Municipal, na manhã de quarta-feira (19). A I Reunião Integrada de Gestão em Segurança Pública ocorreu logo após o secretário municipal de Defesa Social, Vander Cherri, ter feito solicitações ao Governo de Minas, para busca de alternativas para redução da criminalidade em Alfenas, principalmente no que diz respeito aos adolescentes infratores.  

Estiveram presentes neste primeiro encontro o prefeito Maurílio Peloso, o secretário municipal de Defesa Social, Vander Cherri; o delegado Regional da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Celso Ávila Prado; o comandante da 18ª Companhia de Polícia Militar Independente, tenente coronel Josué Emerick; o comandante da 18ª Região da PM de Minas, coronel Ricardo Garcia Machado; subsecretário de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema de Defesa Social, coronel Maurício Antônio Santos; diretor de Gestão Integrada para Resultados, tenente coronel Marcelo Vladimir Correa, além de alguns vereadores. Estiveram presentes ainda representantes de algumas secretarias de governo municipal, instituições de assistência social, imprensa local e estudantes.

A reunião foi conduzida pelos representantes do Estado. Em seus pronunciamentos, falaram sobre as dificuldades encontradas pelo governo atual de Minas e as crises que têm sido enfrentadas, principalmente no sistema prisional e a falta de contingente, tanto para a Polícia Civil quanto Militar.

Em seguida, solicitaram que cada representante ali presente fizesse uma breve apresentação do que estava sendo feito em prol da segurança pública do município. Mas, durante a reunião, deixaram claro que tinham apenas uma sugestão a fazer, já que pelo Estado, as medidas que estão sendo tomadas são a médio e longo prazo.

O encontro teve início com a palavra do prefeito Maurílio Peloso (PDT) que reivindicou ações mais contundentes por parte das forças policiais no combate à criminalidade, reforçando que o município está “fazendo a sua parte”, mas que os índices continuam a crescer, deixando a população alarmada.

O secretário Cherri falou sobre os esforços que tem feito junto à Seds (Secretaria de Estado de Defesa Social) para conseguir vagas para internação de adolescentes infratores. Além de ressaltar o trabalho que tem sido feito pela Guarda Municipal de Alfenas, principalmente em ações contra o tráfico de drogas e de roubos, e os investimentos em funcionários cedidos à Polícia Militar e Civil, além de outros investimentos como, por exemplo, combustível.

Os oficiais da PM falaram de todo o trabalho que vem sendo realizado pela Polícia Militar e das ações exitosas como as apreensões de drogas e prisões importantes nos últimos meses.

Aumento do efetivo

Sobre o aumento do efetivo, os representantes do governo deixaram claro, também, que os concursos estão em andamento. O que têm em mãos, no momento, seria a reconvocação de militares que acabaram de entrar para o Quadro de Reserva, oferecendo incentivo financeiro. Em Alfenas, pelo menos quatro policiais retornaram à ativa.

Assim, a principal iniciativa seria “potencializar o que existe em mãos”, ou seja, uma maior integração entre as forças policiais e convocar a sociedade a colaborar mais com as ações policiais. A intenção é divulgar mais o 181, canal em que as pessoas podem fazer suas denúncias, sem precisar se identificar.

O delegado Celso Ávila Prado também reforçou a falta de efetivo, mas lembrou que a polícia tem feito sua parte, principalmente no trabalho de inteligência e investigação. Mas ressaltou a necessidade de vagas para internação de adolescentes infratores, já que a maioria dos roubos é praticada por este público. O delegado lamentou a falta de alguns órgãos como, por exemplo, representantes do Judiciário.

Os vereadores presentes também deram suas opiniões e o presidente da Câmara, Enéias Rezende (PRTB), deixou claro que o Legislativo está disposto a dar a sua contribuição, até mesmo financeira se for necessária. Representantes de entidades de assistência social e de segurança pública também comentaram sobre as funções das mesmas e reforçaram a importância de se priorizar a questão do adolescente infrator.

Muitos se estenderam a outros problemas como, por exemplo, a crise no sistema prisional o que, segundo os representantes do Estado, não cabia naquele momento, uma vez que a prioridade seria o esforço de todos no combate à criminalidade.

Durante a reunião foram abordados todos os assuntos pertinentes ao aumento do índice de criminalidade, mas nenhuma ação sobre possíveis vagas para internação de adolescentes infratores e nem mesmo a instalação de um Centro Socioeducativo em Alfenas, que é uma reivindicação há tempos da Secretaria Municipal de Defesa Social.

Finalizando, os representantes do governo de Minas, propuseram algumas ações policiais imediatas, além da integração entre as forças policiais e que coloquem em prática um esquema de investigação e de inteligência eficaz no combate à criminalidade.

Instalação de um centro socioeducativo ficou de fora da pauta (Foto: Denise Prado/Alfenas Hoje)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo