Postado em sábado, 1 de agosto de 2015 às 13:20

Descarte de lixo eletrônico em Alfenas está sendo preparado para o mês de setembro

A iniciativa ocorre na semana que antecede o Dia Nacional da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro.


 Alessandro Emergente

O primeiro Descarte de Lixo Eletrônico está sendo preparado para o período de 14 a 20 de setembro, quando ocorre a edição 2015 do Festival de Artes e Interações Socioculturais de Alfenas (Faisca). A iniciativa ocorre na semana que antecede o Dia Nacional da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro.

A organização da coleta e do descarte está sendo feita pelo gabinete do vereador Waldemilson Gustavo Bassoto (Padre Waldemilson/Pros). Ele diz que preferiu adotar uma estratégia diferente em relação a lei de descarte de medicamentos vencidos. Ao invés de criar uma norma, que depende de regulamentação do Poder Executivo, optou pela execução de um projeto em parcerias, inclusive com o município. 

A semana do Descarte de Lixo Eletrônico será realizada em vários pontos estratégicos, que ainda estão sendo planejados. Porém já estão definidos pontos de coletas em locais onde ocorrer apresentações do Faisca, como Praça Getúlio Vargas e Praça Dr. Emílio da Silveira.

Nas escolas

Além disso, devido a parceria com o município, todas as escolas da rede municipal participarão do projeto com pontos de coleta do lixo eletrônico e ações de conscientização. Algumas escolas particulares também foram procuradas e devem aderir a iniciativa. A primeira edição do Festival de Artes foi no ano passado.  

Segundo o vereador, a iniciativa não é somente de coleta, mas também de conscientização da população. Uma empresa de reciclagem do interior de São Paulo foi indicada por uma associação de Poços de Caldas e fará a aquisição do lixo eletrônico. O recurso gerado será repassado a Conferência São Vicente de Paula que utilizará a verba para aquisição e distribuição de cestas básicas à famílias carentes.

Desde pilhas a qualquer outro objeto eletrônico em desuso serão recolhidos. Inclusive, segundo Padre Waldemilson, a própria prefeitura fará um termo de doação de objetos sem uso e que caracterizam o lixo eletrônico – neste caso, deve haver autorização legislativa. Apenas objetos maiores, como geladeiras, não serão coletados durante a Semana do Descarte de Lixo Eletrônico.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo