Postado em terça-feira, 28 de julho de 2015 às 15:52

Em 4 anos, número de roubos em Alfenas aumentou seis vezes, segundo Seds

Os números são da Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais, que disponibilizou os dados na internet.


 Alessandro Emergente

Dados oficiais do Governo de Minas mostram um aumento preocupante em relação ao número de roubos em Alfenas. Em quatro anos, esse tipo de crime saltou 541%, segundo a estatística oficial da Secretaria Estadual de Defesa Social (Seds). Esse aumento refere-se ao primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período dos três anos anteriores.

De acordo os dados oficiais, em 2012 foram praticados em Alfenas 58 assaltos. De lá pra cá esse tipo de crime cresceu seis vezes, chegando a 772 ocorrências no primeiro semestre deste ano. Em relação a 2014, o aumento foi de 78,8% - foram 208 registros no primeiro semestre de 2014.

Os números mostram que houve um aumento de roubos de 2012 a 2013, saltando de 58 para 90 – a comparação estatística é referente aos primeiros seis meses do ano. Mas, no primeiro semestre de 2014, esse tipo de crime mais que dobrou, chegando a 208.

Mudanças

Em janeiro deste ano, houve troca no comando da 18ª Cia de PM Independente. O antigo comandante, major Adenísio Ferreira de Paula, foi substituído pelo tenente-coronel Josué Emerick. Segundo apurações da reportagem, havia uma preocupação do comando da PM em Minas com o crescimento da criminalidade em Alfenas. Em abril, o Alfenas Hoje mostrou o aumento da incidência de crimes violentos.

Apesar da troca de comando em janeiro, a curva ascendente no número de roubos ainda não foi controlada. O novo comando intensificou o policiamento na cidade, inclusive com operações especiais em horários onde há maior incidência de assaltos – ou seja, no final da tarde e no período noturno. Entre essas ações estão a Operação Saturação e a Operação Visibilidade, realizada no início deste mês.

Seguindo os dados da Seds, em Alfenas são registrados, em média, dois assaltos por dia. Se confrontado esses dados oficiais do Governo de Minas com o número de habitantes, um em cada 210 moradores já foram vítimas de roubos. Isso porque o município possui 78.176 habitantes, segundo estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para 2014.

Em entrevista a EPTV, a Polícia Militar afirmou que os casos de roubo na cidade têm ligação com o tráfico de drogas e que, por isso, as ações de combate ao crime aumentaram. “Nós já reforçamos o policiamento nas áreas mais críticas”, relatou o tenente da PM, André Caselato Calais.

Aumento do número de roubos em Alfenas:

372 roubos em 2015
208 roubos em 2014
90 roubos em 2013
58 roubos em 2012

Fonte: Dados da Seds/MG



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo