Postado em segunda-feira, 1 de dezembro de 2014 às 10:11

Café Empresarial da Acia chega a 26ª edição abordando comércio exterior

O tema foi abordado pela equipe do Banco do Brasil que apresentou as opções de crédito.


 Alessandro Emergente

O Café Empresarial da Acia (Associação Comercial e Industrial de Alfenas) chegou a sua 26ª edição abordando o tema comércio exterior. A palestra, realizada na última quinta-feira (27), foi oferecida pelo Banco do Brasil que apresentou opções de crédito para os empreendedores tanto para importações quanto para exportações de mercadorias.

A gerente de negócios internacional do Banco do Brasil (BB), Raquel Garcia, explicou que hoje a instituição financeira está presente em 23 países, distribuída em 43 pontos. Essa presença global, segundo ela, facilita a captação de recursos. Na região, há vários segmentos que mantém ativa as relações comerciais internacionais, incluindo o setor cafeeiro.

Para cada situação, o empreendedor é orientado de acordo com o perfil da empresa e as características do negócio a adotar uma das linhas de crédito para exportação como ACC (Adiantamento sobre Contrato de Câmbio), ACE (Adiantamento sobre Cambiais Entregues) e Proex (Programa de Financiamento à Exportações). Este último com taxas de juros que seguem a média internacional, de até 8% ao ano. Em alguns casos, como no ACC, a antecipação pode ocorrer em até 360 dias, pré ou pós embarque.

Importações

No caso das importações, o financiamento pode chegar a 100% do valor da importação, também com taxas regidas pelo mercado internacional, como é o caso da linha de financiamento à importação.

A contratação de empréstimos em dólar também pode ser atrativa para as empresas, principalmente com a combinação de juros em alta e volatilidade do câmbio. A linha externa é conhecida no mercado como "4131", uma referência à lei que disciplina a aplicação de capital estrangeiro e a remessa de valores para o exterior. A operação não exige que a empresa tenha lastro em exportações, como é comum nas demais linhas de comércio exterior. 

Acima, Raquel Garcia, gerente internacional de negócios, e abaixo, Sérgio Sales, superintendente regional do BB, e Paulo César Pereira, gerente geral da agência em Alfenas (Fotos: Alessandro Emergente)

Segundo reportagem do Valor Econômico, em fevereiro deste ano, apesar dos principais tomadores das linhas 4131 serem empresas de grande porte e de capital intensivo, há um avanço da demanda por empresas de médio porte. Segundo Paulo Cesar Figueiredo Pereira, gerente geral da agência de Alfenas, as linhas de crédito são variadas, chegando a 59 tipos. 

O Café Empresarial do Banco do Brasil é o 26˚ promovido pela Acia e uma oportunidade para os empreendedores receberem dicas especializadas e ampliarem sua rede de contato. A empresa Primeira Mão Eventos foi quem organizou o café, assim como havia ocorrido na 24ª edição, promovida pelo Alfenas Hoje.

A próxima edição do Café Empresarial será no final de dezembro e será realizada pelo Instituto Donato. O tema da palestra ainda não foi divulgado.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, eu aceito