Postado em quinta-feira, 21 de agosto de 2014
às 14:09
Torneios de Poker começam a agitar Minas Gerais
Esporte das fichinhas é cada vez mais popular no Brasil
O poker é um dos esportes mais cultuados entre os jovens e universitários brasileiros. Muito são os motivos que fazem com que ele seja bem quisto. Entre eles, podemos ressaltar a necessidade de pensamento rápido e planejamento na tomada de decisões, a possibilidade de um bom ganho de dinheiro para os que se profissionalizam e no final das contas porque é divertido.
Tudo isso faz com que a modalidade esteja em franca expansão no Brasil e em Minas Gerais, um dos Estados brasileiros mais populosos, não seria diferente. No último domingo, dia 17, terminou mais um torneio na modalidade, sendo ele vencido por Geraldo “Rei” (de azul, foto acima). Após a vitória, Geraldo levou 16 mil reais para casa. O segundo lugar ficou com Rafael Torres, também com grande premiação – 12 mil reais.
Há basicamente dois torneios em escala nacional no Brasil. O primeiro é o Brazilian Series of Poker, grosso modo o Campeonato Brasileiro de Poker e o segundo é o Latin American Poker Tour – algo como a Copa Libertadores do esporte, haja vista que envolve jogadores da América Latina.

Poker em Minas Gerais
Desde 2006, visando fomentar o poker em Minas Gerais, foi fundada uma federação exclusiva sobre o esporte para suprir a lacuna existente na regulamentação da modalidade. A Federação Mineira de Poker tem como objeto social da entidade o de organizar e promover torneios e campeonatos.
Contudo, a maioria dos torneios mineiros ainda está focada em Belo Horizonte. A grande responsável pela promoção dos mesmos é a casa SierraPoker. Junto da Federação Mineira, em 2014 foi organizado o Campeonato Mineiro da modalidade. O prêmio para o primeiro colocado foi um carro popular no valor de R$ 30.000,00.
Em Alfenas não há nenhuma casa de poker especializada e nem registros de torneios oficiais. Entretanto, a febre do poker não requer, desde o início da década de 2000, um lugar físico para sua prática. Na referida década, surgiram alguns sites para se jogar a versão mais famosa, sobretudo o Texas Hold´em. Isso fez com que as pessoas abraçassem rapidamente a ideia, devido à facilidade de se jogar em qualquer lugar do mundo. Hoje em dia é possível, além do computador, jogar partidas pelo smarphone e por tablets como o iPad.
Mas é esporte mesmo?
O poker surgiu na França Medieval sob o nome de Poqué e embarcou para os Estados Unidos na tentativa de colonização francesa que ocorreu por lá no século XVIII (na Louisiana). Por ser um passatempo interessante nas barcas que cruzavam os rios Missouri e Mississippi, acabou se tornando popular no país todo e chegou rapidamente ao oeste – aonde foi um dos pilares da edificação de Las Vegas – nos séculos seguintes.
Atualmente o poker não é considerado um mero carteado que depende da sorte para o resultado final. Pelo fato de que em sua modalidade principal – o popularíssimo Texas Hold´em – por muitas vezes não se mostrar a mão final (jogando com blefe e afastando os outros jogadores com apostas altas), a habilidade e o estudo são as determinantes principais. Como na batida de um pênalti no futebol, a sorte está envolvida – mas a habilidade a supera. Não a toa a Associação Internacional de Esportes Mentais, entidade ligada ao Comitê Olímpico Internacional e que regula os esportes mentais como o xadrez, gamão e etc, reconheceu o poker em seus quadros nesta década devido ao caráter mental do jogo – e o fato da habilidade ser a determinante em vitórias ou derrotas no longo prazo.
COMENTÁRIOS