Postado em quarta-feira, 20 de agosto de 2014 às 10:22

20 escolas disputarão os Jogos Escolares de Alfenas, com abertura oficial na 2ª feira

A abertura oficial será às 14h na Escola Polivalente.


 Da Redação

Os Jogos Escolares de Alfenas (Joesa), que esse ano bateu o recorde de inscrições de escolas, começa no próximo dia 25 de agosto (segunda-feira) com a cerimônia de abertura marcada, para às 14h, na Escola Municipal Antônio Joaquim Vieira (Polivalente). As disputas serão iniciadas um dia depois, na terça.

De acordo com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, 20 escolas se inscreveram para participar das modalidades de Futsal, Handebol, Voleibol, Basquete, Futebol, Xadrez, Tênis de Mesa, Vôlei de Areia e Bete.

As modalidades serão disputadas nas categorias masculino e feminino e em várias faixas etárias, informou a prefeitura. Os jogos começam no dia 26 de agosto (terça-feira) com o Futsal do módulo III (16 e 17 anos), que será realizado nas quadras do Polivalente.

Segundo a superintendente de Esporte, Zulmira Albergaria, o Joesa vem para se firmar como a maior competição de esporte educacional do município. “Tanto é que esse ano quase 2.500 crianças estarão defendendo as cores de suas escolas e aprendendo lições de superação, esforço, vitórias e derrotas”, reflete.

Sobre o Joesa

O Joesa é dividido em quatro módulos de acordo com a idade dos participantes, que vai de 9 a 17 anos. Os competidores vão disputar o troféu de “Melhor Escola do Joesa” por módulo. Esse troféu, que é itinerante, fica de posse da escola campeã até o ano seguinte, quando então será repassado para a outra vencedora.

Para se chegar ao campeão geral, as modalidades coletivas serão pontuadas da seguinte forma: primeiro lugar - 13 pontos; segundo lugar - 8 pontos; terceiro lugar - 6 pontos; quarto lugar - 4 pontos e, a partir do quinto lugar em diante, a escola receberá 2 pontos - ou seja, só a participação da escola já pontua no resultado final. Nas individuais, a somatória dos resultados da escola será pontuada nos moldes da competição.

Outra novidade para esse ano é que o desfile de abertura também será pontuado e vai fazer a diferença na pontuação geral. Quesitos como criatividade, organização, disciplina e animação serão julgados, pontuados e somados à classificação geral das modalidades.

O Joesa é fruto de uma parceria entre as Secretarias de Educação e Cultura e da Juventude, Esporte e Lazer. Para o secretário Fabiano Tamiett de Almeida (Juventude, Esporte e Lazer), além de toda sua função social, o Joesa estabelece um “elo de identidade do educando com sua unidade de ensino”. Já a secretária Kátia Goyatá (Educação e Cultura) ressalta a importância do esporte como ferramenta pedagógica e o papel decisivo do esporte, juntamente com a educação, na busca dos princípios, valores sociais, morais e éticos.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.