Postado em quarta-feira, 13 de agosto de 2014
às 09:19
Globo terá de renegociar contratos se quiser futebol melhor
Do R7.com
A atual crise no futebol no Brasil, que se reflete na queda de audiência que a TV Globo vem obtendo nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, está colocando a emissora e as partes envolvidas em um impasse.
De um lado, o Bom Senso FC exige uma redução de número de partidas por ano, para evitar a sobrecarga dos jogadores.
De outro, por questões contratuais, a Globo, emissora que detém os direitos de transmissão das principais competições, resiste em abrir mão de cerca de 90 jogos por ano, por causa de acordo com anunciantes.
A queda da qualidade do futebol no País e a banalização do produto, com partidas de pouco interesse, tem feito o torcedor, e o telespectador, perderem o estímulo em relação às partidas. Levantamento feito pela Pluri Consultoria mostra que o Campeonato Brasileiro está na 15ª colocação em presença de público nos estádios, entre os principais campeonatos no mundo.
A audiência, por sua vez, também está sentindo este esvaziamento. A partida entre Santos e Corinthians, no último domingo (10), alcançou 16 pontos, bem abaixo das expectativas da emissora neste horário. Nem mesmo o fato de o o jogo marcar o retorno do craque Robinho ao Santos despertou maior interesse do público.
Há opiniões de que a Globo pode aproveitar o momento para implementar a ideia do "mata-mata" no Campeonato Brasileiro, o principal do País. A fórmula é vista com simpatia pela direção da emissora, que por várias vezes se mostrou aberta a este modelo de disputa, reduzindo a duração da competição, que não seria mais baseada em dois turnos com pontos corridos.
Segundo as palavras do consultor e de acordo com o Bom Senso FC, a Globo, se necessário, terá de rever seus contratos com anunciantes, para se readequar às necessidades de quem faz o espetáculo: os jogadores. Pelo bem do futebol brasileiro.
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