Postado em sábado, 9 de agosto de 2014 às 09:58

Interdição do campo da Vila Formosa gera polêmica entre equipes que jogam no local

A interdição gerou uma polêmica no decorrer desta semana.


 Da Reportagem

A interdição do Campo do bairro Vila Formosa gerou uma polêmica no decorrer desta semana. Pessoas, que utilizam o espaço para partidas amadoras, não se conformaram com uma nova interdição e alegaram que não foram comunicadas com antecedência.

Na noite de terça-feira, um grupo de cerca de 25 pessoas entrou em contato com a reportagem, após chegarem ao local para uma partida e encontraram o local fechado. Um funcionário informou que o local estava interditado, o que gerou revolta do grupo.

Interdição

O campo foi interditado no início do ano para melhorias, com troca das placas de grama e colocação de adubo, e no domingo passado (03) foi reaberto. Apesar da chuva, o campo foi utilizado no domingo. Pela manhã por um grupo de atletas amadores e à tarde por outro grupo, que realizou um torneio com apoio da prefeitura.

Porém, segundo o secretário Fabiano Tamiett (Esporte, Lazer e Juventude), o gramado, ainda muito fofo, não suportou os jogos de domingo debaixo de chuva e ficou danificado. O secretário John Strauss (Meio Ambiente e Agricultura) definiu, inicialmente, por uma nova interdição, desta vez por mais três semanas. Além das duas Secretarias citadas, a Secretaria de Obras também administra o local em um sistema cooperação entre as três.

Comunicado

O problema, segundos o grupo que entrou em contato com a reportagem, é que eles não foram avisados. Chegaram para jogar na noite de terça-feira, horário reservado para eles, e não puderam ter acesso ao gramado. Não havia, até então, um documento afixado no local, explicando a decisão. 

Frequentadores do Campo do Vila Formaosa na última terça-feira
ao receberem a informação de uma nova intedição do gramado

Segundo o grupo, que utiliza o local nas noites de terça-feira (e também aos domingos pela manhã), o campo do Vila Formosa é o único da cidade com iluminação e, por isso, é frequentado por pessoas de todas as regiões do município. “O campo é da cidade inteira”, disse um deles.

De acordo com Tamiett, o campo foi interditado no início do ano por 90 dias com possibilidade de prorrogação por mais 30. Porém, disse ter alertado os usuários do espaço que o prazo poderia ser extrapolado devido às adequações a serem feitas, que incluíam troca das placas de grama, colocação de adubos, entre outras medidas.

Reabertura

Com a reabertura do local, a Associação Cultural Social Esportiva Vila Formosa procurou a Secretaria de Esporte para a realização de um torneio na tarde de domingo, que teve o apoio da prefeitura, cedendo os troféus.

Como o gramado acabou danificado, devido às partidas debaixo de chuva, uma nova interdição da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (que avalia as condições técnicas do gramado), inicialmente de três semanas, foi definida. Segundo Tamiett, a decisão foi repassada a Associação Cultural Social Esportiva Vila Formosa, que ficou responsável por repassar a informação aos usuários do campo.

De acordo com Jeferson dos Reis, da diretoria da Associação Cultural Social Esportiva Vila Formosa, foi comunicado aos presidentes de times, que representa os horários agendados, sobre a nova interdição. Depois da confusão, a administração do campo decidiu afixar a decisão no local.

Sobre as partidas de domingo, que danificaram o gramado, Reis disse que um dos grupos – o que entrou em contato com a reportagem – jogou no período da manhã com chuva e, com isso, não teve como impedir os participantes da tarde de não jogarem.

Gestão

A prefeitura administra o local e tem procurado estabelecer parcerias com a comunidade. Porém, a definição da Associação Cultural, Social e Esportiva Vila Formosa como representante dos moradores é questionada por parte dos frequentadores, uma vez que a entidade não está regular, segundo informações de Márcia Maria da Silva, diretora de projetos da Secretaria de Defesa Social e responsável pela relação com as entidades.

Tamiett disse que reconhece a situação formal, porém entende a entidade como legitima, uma vez que não há outra formalizada e esta tem procurado regularmente a Secretaria de Esporte para definir as questões relativas ao Campo do Vila Formosa.

Após a polêmica, segundo Tamiett, o secretário de Meio Ambiente e Agricultura reduziu o prazo de interdição para uma semana. Isto porque, segundo ele, esperava-se chuva, mas o tempo com sol ajudou na redução desse prazo para recuperação do gramado. 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.