Postado em terça-feira, 5 de agosto de 2014
às 08:26
Série de apresentações marcam dois anos para os Jogos Olímpicos do Rio
Do jornal O Tempo
A Copa do Mundo mal acabou e o Brasil já volta seus olhos para outro grande evento esportivo de amplitude global: os Jogos Olímpicos, que serão realizados no Rio de Janeiro, em 2016. No próximo dia 5 de agosto, faltarão exatos dois anos para a competição, que, pela primeira vez em sua história, será disputada em solo verde-amarelo e sul-americano. Nesse clima, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 inicia, a partir desta segunda-feira até quarta, uma série de apresentações sobre o torneio e de visitas às obras e instalações que receberão as disputas esportivas.
Palco da cerimônia de abertura e encerramento dos Jogos, o estádio do Maracanã terá de passar por algumas intervenções para a instalação de estruturas temporárias. Temas como a dimensão das alterações no estádio, a necessidade ou não de uma interrupção no funcionamento do local e prazos, no entanto, são algumas das questões que deverão ser esclarecidas no evento. O Maracanã também receberá as partidas semifinais e finais do futebol masculino e feminino olímpico.
Outro estádio da capital fluminense na rota do evento é o Engenhão, interditado desde março de 2013, após um laudo apontar problemas na cobertura do estádio, que poderia cair. Além do conserto do teto, estimado para ficar pronto até o início de 2015, outro projeto deve entrar em ação para ampliar em mais 15 mil lugares a capacidade do estádio, que hoje comporta cerca de 45 mil pessoas. A estrutura temporária seria instalada atrás dos gols, no anel superior da arena, que será a casa do atletismo.
Ao todo, serão 28 modalidades esportivas nos Jogos do Rio, duas a mais do que em Londres. A Olimpíada 2016 será disputada de 5 a 21 de agosto e a Paralimpíada de 7 a 18 de setembro, no mesmo ano.
De legado dos Jogos Pan-Americanos de 2007, a Olimpíada do Rio de Janeiro vai aproveitar, além do estádio do Botafogo, o Parque Aquático Maria Lenk, a Arena HSBC – Barra da Tijuca, o Centro Nacional de Tiro Esportivo, o Centro Equestre, o Centro de Hóquei e o Centro Aquático de Pentatlo de Deodoro.
COMENTÁRIOS